BICENTENÁRIO DO BARÃO DE EXU SERÁ FESTEJADO NO POVOADO DE ARARIPE, EM EXU PERNAMBUCO

O município de Exu, Pernambuco, Terra de Luiz Gonzaga e Barbara de Alencar fará a comemoração ao bicentenário do nascimento do Barão de Exu. Os festejos serão realizados na Fazenda Araripe entre os dias 15 a 17 de julho.

A realização do evento é do Instituto Histórico Barão de Exu e terá uma programação especial. 

Batizado Gualter Martiniano de Alencar Araripe, o Barão de Exu, nasceu em 1822, portanto completaria 200 anos este ano. Em vida foi destaque na década de 1870 ao exercer legislaturas como deputado provincial na Assembleia de Pernambuco, porém o momento magno foi a decisão pessoal de construir a Igreja de São João Batista do Araripe.

A professora e escritora Thereza Oldam de Alencar conta em seu livro que Na segunda metade do século XIX, no ano de 1855, aconteceu o primeiro foco de contaminação de cólera-morbo no Brasil. Foi na condição de epidemia que a cólera assolou o Nordeste.

A epidemia dizimou grande parte da população de Vitória de Santo Antão, em Pernambuco e se abateu sobre o Cariri cearense, vizinha a Exu, na Serra do Araripe. A história de fé da Igreja de São João do Araripe, no município de Exú, no Sertão pernambucano, é contada no livro “Igreja de São João Batista do Araripe, Exu-Pernambuco – Sesquicentenário (1868/2018)”.

O livro remonta a trajetória do Barão de Exú, bisavô da autora, que construiu a igreja como pagamento de uma promessa ao santo, e relembra as tradições e festejos até os dias atuais.

A história começa com a chegada dos Alencar, vindos de Portugal, ainda no século XVII, e vai até o Barão de Exú, Gualter Martiniano de Alencar Araripe, nas fazendas Araripe e Caiçara. Com o “caos de dor” trazido pela epidemia de cólera no Crato, Ceará, vizinho a Exu, entre 1862 e 1864.

No livro consta a informação que o Jornal O Araripe, na cidade do Crato, Ceará, publicou na época, um conjunto de de medidas sanitárias que deveriam ser adotadas por todos para combater o risco de contaminação da cidade pelo vibrião colérico, extremamento contagioso.

"O Barão de Exu fez uma promessa a São João, para que a doença não se alastrasse por seu povo. Com a graça alcançada, o fazendeiro iniciou a construção da igreja, inaugurada na véspera do Dia de São João em 1868. Em seu testamento, deixou expresso que seus descendentes cuidassem da igreja", revela Thereza Oldam.

CONFIRA PROGRAMAÇÃO:

BICENTENÁRIO DO BARÃO DE EXU 15, 16 e 17 de Julho de 2022 no Araripe em Exu-PE

Dia 15/07 - sexta-feira

06h Alvorada com a Banda de Pífanos

09h - 15h Entrega de Medalhas e Certificados

09h - 15h Exposição de Relíquias Históricas

15h - 17h Contação de Histórias e Causos

20h Abertura Oficial das Comemorações

20h30 Quadrilha Flores Serão Flores Sertão

21h30 Quadrilha Baronina do Bom Abraço

22h30 Ivonete Ferreira

00h30 Joãozinho do Exu

**Dia 16/07 - sábado

06h Alvorada com a Banda de Pífanos

09h - 15h Entrega de Medalhas e Certificados

09h - 15h Exposição de Relíquias Históricas

15h - 17h Contação de Histórias e Causos

20h Entrega Solene de Homenagens

20h30 Desfile de Moda Histórico-Cultural

22h30     Joquinha Gonzaga

00h30 Alencar do Nordeste

***Dia 17/07 - domingo

06h Alvorada com a Banda de Pífanos

09h - 15h Entrega de Medalhas e Certificados

09h - 15h Exposição de Relíquias Históricas

18h Procissão à Luz de Velas

19h Missa Solene dos 200 Anos

21h Confraternização de Encerramento

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário