MESTRE DA SANFONA LUIZINHO CALIXTO DIZ QUE FESTIVAL NACIONAL DO FORRÓ DE ITAÚNAS MOSTRA PARA O BRASIL A VALORIZAÇÃO DA CULTURA

O Festival Nacional Forró de Itaúnas (Fenfit), realizado no Espírito Santo, aconteceu entre os dias 16 a 23 de julho, com mais de 50 shows entre atrações deste ano Mestrinho, Gennaro, o Trio Xamego (SP), Flávio Leandro, Dorgival Dantas, Dió Araújo,  Mariana Aydar, Banda Rastapé e o Trio Dona Zefa, comemorando 20 anos de carreira. 

O sanfoneiro, Mestre da Sanfona de 8 Baixos, Luizinho Calixto, 66 anos, através das redes sociais, disse que "o Festival é uma maravilha e ele estava em extase com o sucesso do evento".  Luizinho Calixto é o responsável pela formação, acompanhamento e orientação de centenas de jovens e adultos. E, desta experiência, nasceu o primeiro Manual de Sanfona de 8 Baixos voltado à Afinação Nordestina, método inovador idealizado por ele para a didática em sala de aula.

"O evento lotado de pessoas. Muita gente. Forró puro aqui. Desde a hora que cheguei assistimos os trios de forró, o tradicional,. Estou maravilhado. Nunca vi uma coisa tão bonita. Seria bom que os organizadores de Caruaru, Campina Grande pudessem conhecer, presenciar o que está acontecendo aqui em Itaúnas, para eles saberem o que é forró de verdade", declarou Luizinho Calixto.

O Fenfit é realizado na Vila de Itaúnas, conhecida como Capital Nacional do Forró é de Serra, atrai milhares de pessoas vindas de várias partes do Brasil e do mundo e também movimenta a economia da região.

Ao longo dos oito dias de programação, são revelados os novos talentos do forró. Ao final, os vencedores do concurso recebem uma premiação em dinheiro e participam do CD e DVD do festival.

A premiação é dividida entre 1º, 2º e 3º lugares; melhores intérprete, sanfoneiro, zabumbeiro, triangulista, melhor letra e revelações feminina e masculina.

LUIZINHO CALIXTO: Luiz Gonzaga Tavares Calisto, artisticamente conhecido como Luizinho Calixto, nasceu em Campina Grande, Paraíba, em 21 de junho de 1956. É fruto de uma família de 10 filhos, da união de Maria Tavares Calixto e João de Deus Calixto, o “Seu Dideus” (1913-1989). 

O pai de Luizinho foi um instrumentista paraibano renomado, tocador da sanfona de oito baixos. Já os irmãos mais velhos formam uma linhagem de grandes músicos (Zé Calixto, Bastinho Calixto e João Calixto).

Desde menino, Luizinho conviveu com ícones da historiografia musical brasileira. Muitos eram amigos de sua família, a exemplo de Jackson do Pandeiro, com quem, certa feita, Luizinho dividiu o palco, e Luiz Gonzaga, que lhe presenteou com uma sanfona. O primeiro álbum veio em 1975, intitulado “Vamos dançar forró”, com o qual percorreu o Brasil em turnê.

O artista vive há pelo menos 40 anos da profissão de tocador de oito baixos. Tem 12 discos gravados entre vinis e CDs. Mostrou sua arte a milhares, em países como Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Suíça, Argentina e Angola. Luizinho também foi o criador do Encontro de Sanfoneiros e Tocadores de Fole de Oito Baixos da UEPB. Teve participação, como instrumentista, em gravações de artistas aclamados: Sivuca, Dominguinhos, Chico César, Evaldo Gouveia, Fagner. Soma-se, ao seu currículo, parcerias com Elino Julião, Genival Lacerda, Messias Holanda, Alcymar Monteiro e Beto Barbosa; integrou, igualmente, shows de Belchior, Marinês e Nara Leão.

Luizinho Calixto É professor do Centro Artístico da UEPB desde 2013. Recentemente, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) incluiu o nome de Luizinho no registro de Mestre das Artes – Canhoto da Paraíba – Rema/PB. Luizinho Calixto é o responsável pela formação, acompanhamento e orientação de centenas de jovens e adultos. E, desta experiência, nasceu o primeiro Manual de Sanfona de 8 Baixos voltado à Afinação Nordestina, método inovador idealizado por ele para a didática em sala de aula.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário