IVAN FERRAZ: O FORRÓ, VERSO E VIOLA, O DEFENSOR DA CULTURA GONZAGUEANA

Campina Grande Paraíba anos 90. Escuto no Rádio Caturité, a voz do cantor Ivan Ferraz. Aumentei o volume para escutar melhor o assunto. Ainda estudante, saboreando um café, ouvi as histórias de Ivan e sua trajetória em busca da qualidade da música cantada por Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Ivan Bulhões.

Um detalhe me chamou a atenção. Ivan Ferraz valorizava os compositores. Os autores dos baiões, forrós. Ivan Ferraz divulgava nas rádios os discos do cantores de aboios dos vaqueiros e violeiros repentistas.

Em especial naquele dia falava do poeta Zé Marcolino. Tenho uma gratidão e sempre falo de público de quatro pessoas essenciais atualmente e que foram alicerce para o profissional que sou hoje: Zé Lira, Zé Nobre, Ivan Ferraz e Aderaldo Luciano. 

Aqui destaco Ivan Ferraz. Comunicador, Radialista e Forrozeiro. São décadas dedicados ao rádio, televisão e música. Ivan é um sertanejo que atravessa o tempo carregando debaixo do braço uma paixão incontestável pelo ritmo mais nordestino de todos: o forró.

Ganhou até o título de “Embaixador do Forró”. 

Na voz de Dominguinhos teve a referência na Música Riacho do Navio, quando o mestre diz: Oh Ivan Ferraz e o Forró Verso e Viola.

Recentemente Ivan Ferraz comemorou o fato de direito quando em dezembro do ano passado o forró ganhou o título de Patrimônio Imaterial da Cultura. Ivan avalia que o forró deveria ter mais espaço na mídia e apoio das políticas públicas.

Nascido em Floresta-Pernambuco, no Sertão de Itaparica, veio ao mundo em 17 de março 1946. Filho de Adelmar Ferraz e Dirce Leal Ferraz, Ivan foi influenciado, desde a infância, por sua avó e sua mãe que tocavam Bandolim.

Em 1956, Ivan conheceu Luiz Gonzaga durante uma apresentação no coreto da praça principal da sua cidade. Esse encontro foi decisivo para que despertasse em Ivan o gosto pela musicalidade sertaneja expressa nos ritmos acerca do forró.

Aos 16 anos, Ivan mudou-se para o Recife onde ingressou no círculo acadêmico. Em 1970, formou-se em Comunicação pela Escola Superior de Relações Públicas e em seguida concluiu o curso de Radialismo. Assumiu a chefia do setor de Divulgação e Produção do Regionalismo da Fábrica de Discos Rozemblit.

Foi durante esse trabalho que conheceu grandes expoentes da música pernambucana como Luiz Queiroga, Jacinto Silva, Rui de Moraes e Silva, Capiba, Jackson do Pandeiro, os Irmãos Valença e os maestros Duda e Edson Rodrigues, entre outros. Em 1977, gravou um compacto na própria Rozemblit, cantando o seu primeiro Xote, “Riqueza do Sertão”. Daí por diante, Ivan participou de muitas gravações.

A história conta que no início dos anos 80, ele criou o programa “O Forró de Ivan” e como apresentador desse programa convidou Luiz Gonzaga para gravar uma mensagem. A partir daí o apresentador estreita suas relações de amizade com o Rei do Baião.

Com visão empreendedora Ivan Ferraz apresentou um projeto para na época Humberto Vasconcelos, então diretor da TV Tropical do Governo de Pernambuco. O projeto foi aprovado nascendo, então, o “Nordeste, Poesia e Forró”. Pouco tempo depois, o apresentador muda o nome para “Forró, Verso e Viola”, nome tornou-se uma marca definitiva na carreira de Ivan Ferraz.

Um dos momentos marcantes na vida de nobre sertanejo aconteceu em meados de 1987, durante sua participação na produção de um show em Serra Talhada, em homenagem ao inesquecível compositor Zé Marcolino, que morreu de acidente carro em setembro daquele ano. 

"Nessa apresentação, Luiz Gonzaga incitou o público a apoiar Ivan como defensor do regionalismo e o chama para cantarem juntos. Sem dúvida, essa foi uma das maiores emoções da vida do apresentador".

Daí por diante, o Embaixador do Forró trava uma incansável luta para salvaguardar a musicalidade nordestina não apenas do forró, mas do baião, xote, embolada e repente. Ao longo dos anos, o seu programa tem sido um verdadeiro espaço de permanência, preservação e resgate das distintas e belas artes sertanejas.

Desde o dia 1º de outubro de 2000, o “Forró, Verso e Viola” é apresentado na FM  Rádio Universitária, emissora da Universidade Federal de Pernambuco e permanece como um dos grandes programas de audiência no horário das 16h às 18h, diariamente de segunda a sexta-feira, onde ele continua a mostrar e defender toda a diversidade da nossa rica cultura.

Em contato com o jornalista Ney Vital, Ivan Ferraz, 76 anos,  diz que o programa tem a essência do sertão e continua sendo o espaço e voz do forró, do verso e da poesia. No próximo mês de outubro o programa Forró Verso e Viola completa 22 anos, na Rádio Universitária, FM 99,9.

Ivan Ferraz com toda a Força da Palavra e ritmo é Guardião da história e da cultura!

A sanfona é o principal instrumento das festas espalhadas pelo mundo. Fascina pela sua sonoridade, pela diversidade de modelos e gêneros, mas seu encanto transcende o poder da música, porque desperta um afeto misterioso. Talvez pelo fato de ficar junto ao coração do sanfoneiro, ou, quem sabe, por ser um instrumento que é abraçado ao se tocar. Ou ainda, por ser um instrumento que respira.

O fato é que a sanfona une as pessoas e é amada por todos os povos. Por isto nossa gratidão a Ivan Ferraz.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário