FOTOGRAFIA REVELA A PRIMEIRA FESTA DA SAUDADE COM A PRESENÇA DE LUIZ GONZAGA EM JUAZEIRO, BAHIA

Fotografias revelam histórias. Luiz Gonzaga fez a viagem para o "Sertão da Eternidade" no dia 02 de agosto de 1989. Cândido Alves Neto, no dia 26 maio de 1999 e José Antônio de Souza, 03 de agosto de 2003. Eles fazem parte desta foto clicada no ano de 1985, durante a primeira Festa da Saudade na AABB, Juazeiro Bahia.

Quantas histórias guardam essa foto registrada junto ao rei do Baião, Luiz Gonzaga, que no dia 02 de agosto vai completar 33 anos de morte.

Hildene Nunes Sento Sé de Souza, atualmente está com 78 anos. Na época esposa de José Antônio de Souza, apelidado de Jesus. A educadora Hildene hoje é aposentada. Foi professora e diretora da Escola Estadual Helena Celestino Magalhães. Escritora, inquieta, ela escreveu dois livros,  Sento Sé Uma família, uma cidade, parte 1 e 2.

Em sua casa ela guarda a história através de fotografias. Nascida em 02 de março de 1944, Hildene revela que a foto é um momento de muita alegria. "Todos queriam ser fotografados ao lado de Luiz Gonzaga, Rei do Baião. Antônio gostava muito das músicas de Luiz Gonzaga, aboios, no livro registro os versos de Vavá Machado e Marcolino, dois grandes aboiadores que fizeram homenagem para nós", diz Hildene.

Detalhe: dona Hildene foi fotografada tocando sanfona, instrumento que ela disse ter aprendido de ouvido.

O tempo e o espaço entre o ano da foto da AABB, a Festa da Saudade e este ano de 2022 marcam 37 anos. Na época Hilda Sento Sé de Souza

Carvalho, filha de Hidene e José Antonio, tinha 17 anos. "É uma recordação inesquecível. Nossa família sempre gostou de cultura e todas as fotos que mamãe guarda até hoje revela a história e provoca a certeza do futuro que será contado para as novas gerações e também pesquisadores", diz Hilda.

A jornalista Clarice Alves, 42 anos, é filha de Cândido Alves Neto, apelidado de "Pavio". Em vida Cândido Alves Neto também atuou como radialista. Foi apresentador do Programa Forró do Varandão, com a tradicional vinheta, o Pavio do Bigodão.

Clarice conta que foi pela expressividade, comunicação dinâmica do pai, ela optou pela área de jornalismo.

"Papai era muito dinâmico. Dançava, proseava muito. Adolescente, Cresci ouvindo os discos, lps da época na voz de Luiz Gonzaga. Minha memória afetiva reside neste tempo. Ouvir rádio na época de pilha. A nossa educação musical vem dele sim".

A REDEGN também fez contato com Josesam Pereira de Souza. Hoje ele tem 78 anos. "Sinto muita emoção, Guarda outras fotos até hoje e agredeço a Grande Arquiteto do Universo ter vivido este momento. Na época todos se juntaram ali para a fotografia e hoje estamos contando a história".

"Zezão", como é conhecido, mora no Distrito de Pinhões. "Lembro que pedi na festa para o Rei do Baião tocar, a música Numa Sala de Reboco e ele pediu para o sanfoneiro Mauro, fazer a introdução, o sobrinho dele, Joquinha Gonzaga também estava nesta apresentação".

A fotografia é a possibilidade de revisitar um passado feliz é sempre uma experiência prazerosa.

"A fotografia tem esse poder. Ao olhar para uma foto, riquezas de detalhes são observadas e a cena é reconstruída", diz o cantor e compositor, sanfoneiro Targino Gondim, ressaltando a importância desta reportagem, visto que em tempos de recursos digitais,facilidades de armazenamento estão ao alcance de um clique. Na internet, os tempos digitais oferecem um acervo de milhares de fotos com uma riqueza de detalhes impressionante, mas em 1985, não havia essa facilidade. Por isto o valor histórico desta fotografia", finalizou Targino.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário