ÚLTIMO PALÍNDROMO DESTA DÉCADA 22-02-2022. PRÓXIMO SERÁ NO SÉCULO XXII, EM 11-12-2111

A mesma data de trás para frente e de frente para trás: este 22/02/2022 é um palíndromo, número que chama atenção por poder ser lido da mesma maneira tanto da esquerda para a direita quanto da direita para a esquerda.

De acordo com o dicionário Priberam, palíndromo vem do grego e significa "o que corre em sentido inverso". O verbete nasce da junção dos termos palin (de novo, com repetição, em sentido inverso) com dromo (caminho, curso, pista). A data também pode ser chamada de capicua, uma palavra derivada do catalão.

Último palíndromo desta década, este 22/02/2022, inclusive, será a última vez que um palíndromo com apenas dois algarismos (0 e 2) ocorre neste século XXI. A próxima será já no século XXII, em 11/12/2111. 

Além disso, 22/02/2022 também é um ambigrama, que ocorre quando o termo pode ser lido da mesma forma também de cabeça para baixo, em caso de serem grafados em uma fonte digital, como a de relógios.

Data grafada em fonte digital pode ser lida da mesma forma de cabeça para baixo (Foto: Reprodução)

O palíndromo também ocorre com palavras e frases, como é o caso, de "arara", "reviver", “Roma é amor” e a célebre "Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos!".

O professor do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Eudes Naziazeno explica que palíndromo é um tipo de simetria. 

“É como se você conseguisse colocar um espelho no meio da palavra e a metade dela estaria vendo a outra metade. Na matemática, as simetrias são de importância absurda”, explica.

Segundo o professor, existem problemas matemáticos que só podem ser resolvidos se, primeiro, for encontrada uma simetria. “Isso acontece praticamente em todas as áreas da matemática”, aponta.

Este 22/02/2022 é o oitavo palíndromo do século e ainda haverá outros 21 até 29/02/2092, data de ano bissexto.


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário