CENTRO SABIÁ INICIA PROJETO MÃOS QUE ALIMENTAM NO AGRESTE DE PERNAMBUCO

Cinquenta famílias rurais chefiadas por mulheres dos municípios de Cumaru e Orobó, no agreste do Estado, participam de uma nova ação do Centro Sabiá. 

O projeto Mãos que Alimentam visa promover a autonomia econômica e a soberania e segurança alimentar e nutricional no Semiárido pernambucano, por meio da implantação de quintais produtivos, de assessoria técnico-pedagógica contínua e do intercâmbio entre agricultoras para troca e fortalecimento de experiências e conhecimentos, dentro da metodologia camponês/a a camponês/a.

O empoderamento das famílias agricultoras são elementos intrínsecos para promoção da agroecologia, neste sentido o Mãos que Alimentam prevê a realização de dez oficinas formativas em temáticas agroecológicas e de gênero. “A chegada desse projeto para beneficiar famílias chefiadas por mulheres no território, vem para contribuir com a garantia ao direito à alimentação de qualidade, com a visibilidade do trabalho das mulheres agricultoras na produção de alimentos, e com isso contribuir para a autonomia econômica e o empoderamento feminino no campo”, explica Juliana Peixoto, coordenadora territorial do Centro Sabiá, no Agreste.

Dona Gilvaneide da Silva Barbosa, de 37 anos, moradora da comunidade Morro do Macaco em Orobó, aguarda o projeto com ansiedade, “muito bom pra gente, esse projeto chegar agora”, declara animada. Dona Gilvaneide ainda nem sabe que também serão instalados 30 fogões agroecológicos, tecnologia social de baixo impacto ambiental, que irá ajudar a promover dignidade alimentar e economia às famílias, reduzindo custos e riscos associados à produção de alimentos, pois a alta constantes no preço do gás de cozinha, vem diminuindo o acesso de muitas famílias ao fogão de gás e expondo aos perigos de improvisar no preparo de alimentos.

 A ação será executada em quatro comunidades rurais do agreste pelo Centro Sabiá e terá duração de 12 meses, com o apoio da organização católica da Espanha “Manos Unidas”. (Fonte: Rosa Sampaio/Jornalista do Centro Sabiá)

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário