DOM HELDER CÂMARA: O RÁDIO E A PALAVRA A SERVIÇO DA LIBERDADE

Meus queridos amigos”. Era com essa frase que Dom Helder Camara abria o programa "Um olhar sobre a Cidade", por ele apresentado de segunda-feira a sábado, entre os anos de 1974 e 1983, na Rádio Olinda, emissora católica sediada em Pernambuco. 

A frase foi utilizada para batizar um livro que reúne 200 das 2.549 crônicas lidas por Dom Helder durante os nove anos que durou o programa. Fui um menino adolescente que se tornou jonalista por ser apaixonado pelas ondas sonoras do Rádio.

O Brasil não cuida da memória histórica. Em 7 de fevereiro de 1909, nascia em Fortaleza um dos maiores líderes religiosos que o mundo já viu. Hélder Pessoa Câmara, se vivo estivesse, completaria 113 anos nesta segunda (07) espalhando suas sementes da justiça e do amor em prol de um mundo melhor.

Dom Helder Camara, o arcebispo de Olinda e Recife fez em vida uma opção pela busca da justiça social. Para os interessados nesta leitura informamos que parte das crônicas integra o acervo disponível no www.cepe.com.br,  da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).

O programa de Dom Helder iniciava sempre às 6h da manhã. E com a frase que se tornou bordão: “Meus queridos amigos”. 

O livro dos textos radiofônicos continuam atuais. A jornalista Tereza Rozowykwiat conhece o mundo dos textos radiofônicos de dom Helder. Por quatro anos, de 1978 a 1981, ela fez a cobertura jornalística da Arquidiocese de Olinda e Recife, na condição de repórter do Diario de Pernambuco. A jornalista organizou o livro Meus queridos amigos: as crônicas de Dom Helder Camara. 

Para o jornal Diário de Pernambuco, Jailson da Paz escreveu que a publicação é um aperitivo para se conhecer o exercício quase diário de dom Helder de escrever para Um olhar sobre a cidade. 

A título de lembrete, o programa de rádio ia ao ar das segundas-feiras aos sábados. Para Tereza, Um olhar sobre a cidade foi a maneira encontrada por dom Helder para se comunicar com a população. Ela ressalta, contudo, que “por meio do programa ele não externou todos os seus pensamentos e opiniões, temendo que esse pequeno espaço que lhe restava na mídia fosse confiscado”.

Nem tudo foi dito pelo sacerdote nas crônicas radiofônicas, mas o dito fala por si. Nos textos, dom Helder fala de si, dos seus sentimentos. Trata até de anedotas sobre a maneira com que outros o enxergavam. Dom Helder era considerado por muitos como vaidoso e chegado à propaganda. 

A anedota está na crônica Cadê a imprensa?, levada ao ar em 25 de janeiro de 1979, Nela, o arcebispo teria morrido e subido ao céu, mas lá, quando chamado para entrar, teria ficado reticente e perguntou a São Pedro: “Entro assim, sem rádio, sem TV?”. Dom Helder considerou a anedota  boa, inteligente e um aviso sério. “Mas se eu quiser ver tal qual me veem os olhos de irmãos meus, tenho que reconhecer que, parecendo humilde, considero fundamental a repercussão, a publicidade...”. E conclui que todos ganhariam em verificar, de vez em quando, como estamos sendo vistos pelos olhos dos que nos rodeiam.

Dom Helder tinha a noção exata do que dizia. Ainda em 1978, no programa do dia 29 de agosto, ele tocou no assunto tortura. E ao perguntar de quais sementes o mundo precisava, ele respondia que sementes do amor, justificando a resposta no excesso de ódio e violência existente na sociedade.

“Quando cessarão os sequestros, as fuziladas, as vinganças? Quando cessarão as torturas, inclusive a de mandar os contestadores, como doentes, para hospitais de loucos, e de onde as pessoas acabam saindo feridas, para sempre, em seus cérebros”. Como homem religioso, ele termina a crônica falando de fé, afirmando que para haver liberdade e igualdade era necessário haver a verdadeira fraternidade. Crenças à parte, dom Helder continua atual e leitura indispensável ao país.

Crônicas como Um olhar sobre a cidade mostram Dom Helder dizendo o que devia ser dito, sem abrir mão de uma certa cautela. Afinal, ele temia que o pouco espaço que tinha na mídia lhe fosse confiscado

TRECHOS CRÔNICAS:

Corações que voam-26 de setembro de 1974-Há corações que sobem a dois, ajudando-se, estimulando-se mutuamente… Há corações tão vazios, tão sem amor, que flutuam como penas ao vento: não chegam a subir, porque qualquer sopro o arrasta para longe… Já viram uma esponja que, de tanto apagar quadro-negro, cheio de giz, fica impressionantemente seca?… Há corações assim… Há corações que viraram uma pedra de gelo. Outros, simplesmente uma pedra. Outros se tornaram metálicos, de tanto lidar com dinheiro...

Opção pelos pobres-8 de outubro de 1976. Opção pelos pobres é aceitar sofrer por eles, pela defesa dos seus direitos. Opção pelos pobres é não admitir a miséria que é insulto ao Criador e Pai.

Aos omissos, medrosos e covardes-5 de abril de 1977- Fizestes escolas, Pilatos! Tens mais discípulos, através dos tempos e dos lugares, do que tu mesmo possas imaginar. Há pessoas bastante inteligentes para entender a situação e saber com que está a razão. Mas, se os grandes, os poderosos, aqueles que mandam, decidem dizer que é azul, tem que ser azul. Lavar as mãos, querendo fazer crer que não tem culpa, moda lançada de ter coragem e fibra. Pilatos continua a ser imitado.

Transfusão de sentimentos-5 de fevereiro de 1979

Vendo o mendigo no chão, senti, em dois tempos,

que ele morria de vergonha

de ter que estender

a mão a quem passava.

Era mais para jovem do que maduro. Não carregava sinal de doença ou defeito físico. Com certeza, não encontrou trabalhou, cansou de tanto rodar pedindo emprego. Mas ninguém o acha com cara de mendigo. E ele tem fome. Maior do que a fome só a vergonha de ter que estender a mão a quem passa.

O chão e as estrelas-11 de outubro de 1980-Nem tenho dúvida. Quem não entende o chão humilde e as pedras duras se engana pensando que entende as estrelas…

Caridade-13 de fevereiro de  1982:

Se eu morar numa cidade grande, mas desconhecer

os problemas das pessoas que nela vivem, e fugir

para as férias no Sul e até para a América e a Europa,

e nada fizer pela promoção

do homem, não sou

cristão… Se eu tiver a

melhor casa de minha rua,

e o melhor carro e não

souber que muita gente jamais terá um lar, e vai sempre andar a pé, não

sei de nada…

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário