PLANO DO MST PRETENDE PLANTAR 100 MILHÕES DE ÁRVORES EM TODO O BRASIL

O Militante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), técnico em Agroecologia e Coordenador Estadual do Plano Nacional do MST-Plantar árvores, produzir alimentos saudáveis e membro da Coordenação Regional da Frente de Produção Cooperação, Comercialização e Meio Ambiente, Cicero Francisco de Oliveira, participou nesta quarta-feira, de uma roda de conversa e fez uma explanação sobre a proposta 100 milhões de árvores serem plantadas em todos os estados do país.

O evento SEMINÁRIO TEMÁTICO SOBRE O MEIO AMBIENTE promovido pelo CETEP-Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco, através da disciplina História e Atualidades da Agricultura familiar, ministrada pela professora e engenheira agrônoma, Janine Souza da Cruz em comemoração a Semando do Meio Ambiente.

O evento teve a organização do professor André Maia e Janine Cru e participação dos alunos da Escola Estadual Chico Mendes-Assentamento Vale da Conquista e da Escola Estadual Paulo Kageyama, Assentamento São Francisco e CETEP São Francisco.

"Mesmo com a pandemia já plantamos cerca de 76 mil árvores no solo baiano e a expectativa é que até o final do ano possamos atingir um milhão de arvores", disse Cicero.

O Plano tem como objetivo realizar a recuperação de áreas degradadas por meio da implementação de agroflorestas e quintais produtivos.

"Além disso, o projeto também é denunciar as ações de destruição ambiental do agronegócio, da mineração e construir no MST e na sociedade o entendimento que Reforma Agrária é sinônimo de alimentação saudável e de cuidado com os bens comuns da natureza. O nosso projeto também é uma forma de denunciar a crise estrutural do capital na sua dimensão ambiental, que é acelerada pelo governo Bolsonaro", explicou Cícero.

No site a Voz da Comunidade consta que o Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis” buscará ser mais do que uma campanha de reflorestamento. “Como resultado dos acúmulos no tema da agroecologia, estamos falando em sistemas produtivos com árvores” explica Bárbara Loureiro. “O Plano articulará produção de alimentos saudáveis, soberania alimentar, com cuidado dos bens comuns e geração de renda para as famílias”, ressalta.

O evento teve início no dia 5 com uma visita ao canteiro do CETEP e plantio de árvores nas áreas de assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). o Evento foi concluído nesta quarta ( 9) de junho, de forma virtual, devido à pandemia. 

A abertura das palestras aconteceu na terça (8) com o tema sobre Mudanças Climáticas e importância do Rio São Francisco, proferida pelo professor Lucas Cleber. A Caatinga, Comunidades Tradicionais e Recaatingamento foi o tema da colaboradora do Irpaa-Instituto  Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, Aline Nunes Lopes.

Palestrantes: Cicero Francisco de Oliveira. Militante do MST; Técnico em Agroecologia, Coordenador Estadual do Plano Nacional do MST:  Plantar árvores, produzir alimentos saudáveis!; Coordenação Regional da Frente de Produção Cooperação, Comercialização e Meio Ambiente.

Aline Thaiane Nunes Lopes-Colaboradora do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, Graduada em Eng. Agronômica e Gestão Ambiental e Mestre em Extensão Rural.

Lucas Cleber: Licenciatura com Láurea em Geografia (UPE); Especializações em Educação Ambiental, Ensino da História e Geografia, Educação Superior, Geografia Humana e Econômica; MBA Gestão Empresarial. Cadeiras em Mestrado como Aluno Especial: Educação e Cultura no Semiárido (UNEB), Pesquisa em Educação (UPE) e Epistemologia da Prática (UPE). O professor tem Vinte anos atuando na educação básica em Juazeiro e Petrolina.

Moacir José da Silva: Técnico em Agroecologia. Caprinovinocultur. Agricultura Familiar 


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário