30 MIL ALEVINOS SÃO SOLTOS NO RIO SÃO FRANCISCO, EM HOMENAGEM À SEMANA DO MEIO AMBIENTE

O  rio São Francisco ganhou novos habitantes. Na manhã desta quarta-feira (2), 30 mil alevinos de espécies nativas foram soltos na Orla de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, durante uma ação realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em homenagem à semana do meio ambiente, que começou no último dia 31 e segue até a sexta-feira (5).

A Codevasf realiza o peixamento durante todo o ano. Na ação especial desta quarta-feira, que contou com a presença de representantes da prefeitura e do exército, peixes como Piau, Curimatã e Pacamã foram soltos nas águas do Velho Chico. Esta atividade traz equilíbrio e renovação para o São Francisco. “É uma forma de mostra o cuidado que nós temos com esse tão importante Rio São Francisco”, afirma Aurivalter Cordeiro, superintendente regional da Codevasf.

As três espécies liberadas no rio são frutos de um trabalho de pesquisa da Codevasf, no Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura, que fica no Bebedouro e produz 5 milhões de alevinos. Eles são criados em viveiros, com controle de alimento, temperatura e qualidade da água.

Com o tratamento, os peixes chegam ao Velho Chico com mais resistência para encarar obstáculos como correnteza, contato com outras espécies e a degradação humana. A expectativa é que 90% dos peixes liberados nesta quarta-feira alcancem a fase adulta.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário