FAZENDA HUMAYTÁ: PÁSSARO SOFRÊ E A CAATINGA DO SERTÃO DE CURAÇÁ


O Corrupião, também conhecido como sofreu (Ceará), concriz, joão-pinto e sofrê, é um passaro, uma ave exclusivamente encontrada em território brasileiro, o Corrupião vive especialmente em biomas como cerrado e caatinga. Sua preferência por regiões abertas e secas se reflete no fato dele viver em todo o Nordeste brasileiro, além do Centro-Oeste, Sudeste e leste do Pará.

A  foto foi registrada na Fazenda Humaytá, Curaçá Bahia. 

O canto do Corrupião é um dos mais belos e melodiosos encontrados na natureza das Américas. Além disso, ele também tem a habilidade de imitar outras aves e diversos sons.

O Corrupião é um passeriforme da família Icteridae, e seu nome científico é Icterus jamacaii. Em tradução livre, o termo quer dizer pássaro amarelo que come lagartas, uma vez que ikterus, do grego, quer dizer amarelo e jamacaí, do tupi, pássaro que come lagartas.

O corrupião costuma medir entre 23 e 26 centímetros de comprimento. O macho tem peso médio de 67,3 gramas e a fêmea de 58,5 gramas. No entanto, a espécie não tem dimorfismo sexual, ou seja, não há diferenças de características entre macho e fêmea. 

Destacam-se em seu corpo a coloração alaranjada e preta. Em sua cabeça, apresenta um capuz preto, além de dorso, asas e cauda na mesma coloração. Em seu pescoço, é possível avistar um colar de coloração laranja. Já seu peito, ventre e crisso tem um tom ainda mais forte de laranja. Tarsos e pés são da cor cinza.

Seu rosto, no entanto, não apresenta a pele azulada, característica do gênero Ictericius. Tem os olhos claros coma  íris amarelo-limão, bico forte e pontudo, e a base da mandíbula na coloração azulada e parte superior negra.

O corrupião juvenil tem plumagem igual à do adulto, mas sua coloração é amarelada, e não alaranjada.

O corrupião é uma espécie considerada monotípica, uma vez que não apresenta qualquer subespécie conhecida até o momento.

O Corrupião é uma ave considerada onívora, uma vez que se alimenta com frutos e sementes, além de insetos, aranhas e outros pequenos invertebrados. Também gosta muito de flores, como as do ipê-amarelo e do mulungu, sendo esta última responsável pelo forte tom laranja de suas penas.

Assim como outros de sua espécie, usa uma técnica bem interessante para alimentação, conhecida como espaçar, que se trata da introdução de seu fino bico em uma fruta ou madeira podre, por exemplo. Assim, ao abrir as mandíbulas, consegue abrir um espaço necessário para espiar e colher o seu alimento no interior.

Em alguns casos, o Corrupião pode até se alimentar de ovos de outras espécies, o que gera um grande problema, de acordo com o local onde se instala.

Esta ave atinge sua maturidade sexual entre os 18 e 24 meses de vida, quando já está apto para reproduzir. Por vezes, constrói o próprio ninho, no entanto, o mais comum é ocupar ninhos de outras espécies. E o faz enquanto ainda há aves lá: coloca-os para fora, sejam adultos ou filhotes.

Normalmente, o Corrupião se reproduz entre a primavera e o verão, colocando de 2 a 3 ovos por vez, cerca de 2 a 3 vezes por estação. O período de incubação leva duas semanas, e os filhotes saem de seu ninho cerca de 15 dias depois do nascimento.

Os filhotes nascem com a mesma coloração dos pais, onde a única diferença é um brilho menos intenso – a chamada “pena de ninho”, mais fosca.

HÁBITOS: Costumeiramente visto aos pares, o corrupião não costuma acompanhar bandos mistos de aves. Além disso, ele é comumente visto em áreas de caatinga e zonas abertas de seca. Ali, ele costuma repousar sobre cactos. Já em florestas e clareiras, procura locais mais úmidos para se refugiar, bem como em locais secos, onde logo busca fontes de água para beber e se banhar.






Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário