RECAATINGAMAMENTO VIVER NO SERTÃO É CONVIVER COM O CLIMA


O IRPAA – Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada é uma organização não governamental sediada em Juazeiro, na Bahia. A convivência com o Semiárido é a sua maior e mais importante meta. Soluções eficazes, que respeitam as características do povo e das terras desta região, são as alternativas que o instituto oferece a todos, através de seus diversos projetos.

Único bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga está precisando de cuidados. Rica em recursos naturais, a “Mata Branca” – do tupi-guarani caa(mata) e tinga(branca) -, é um dos ecossistemas mais ameaçados do planeta. Atualmente, mais da metade de seu território apresenta diferentes graus de degradação e apenas 2% de sua área estão protegidas em unidades de conservação.

Diante das ameaças ao futuro do nosso bioma, o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada – IRPAA, que há 20 anos desenvolve trabalhos na perspectiva da Convivência com o Semiárido, vem implantando o RECAATINGAMENTO em comunidades agropastoris e extrativistas. Um projeto de vanguarda, que tem a população das próprias comunidades como os agentes responsáveis pelas transformações sócio-ambientais.

O RECAATINGAMENTO tem como objetivo contribuir para inverter a desertificação do bioma caatinga através do uso sustentável de seus recursos naturais. O projeto, patrocinado pela Petrobras  tem atuação direta em comunidades de sete municípios do Semiárido brasileiro.

Foram 31 comunidades do Território Sertão do São Francisco aceitaram o desafio de ajudar na preservação do planeta e construir um mundo melhor para todos: Angico, no município de Canudos, Melancia, em Casa Nova, São Mateus, em Curaçá, Fartura, em Sento Sé, Poço do Juá, em Sobradinho, Serra dos Campos Novos, em Uauá e Curral Novo, em Juazeiro, além de Pilão Arcado e outros territórios.

Mais de 140 famílias estão envolvidas diretamente nas atividades do Recaatingamento. São moradores e moradoras das comunidades tradicionais de Fundo de Pasto, organizados em Associações Agropastoris.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário