ESPETÁCULO INFANTIL PROCURANDO LUIZ, INSPIRADO NO UNIVERSO POÉTICO DE LUIZ GONZAGA, ESTREIA DIA 03 DE JULHO

O espetáculo infantil “Procurando Luiz”, visto e aplaudido por quase 23 mil espectadores desde a sua estreia em 2014 e com o reconhecimento da crítica especializada, será apresentado ao público no mês de julho em um novo formato: on-line, respeitando os protocolos de segurança devido à pandemia de Covid-19. As sessões integram o ProAC ICMS – Programa de Ação Cultural do governo do estado de São Paulo.

A peça inspirada na obra de Luiz Gonzaga (1912-1989) será encenada no Teatro da Cia de Revista em São Paulo e transmitida de forma gratuita, ao vivo, diretamente no Canal do YouTube do espetáculo, entre os dias 03 e 25 de julho (sábados às 11h e 15h e domingo às 11h). Vale ressaltar que, no dia 31 de julho, às 19h, haverá ainda um encontro do elenco com Joquinha Gonzaga, sobrinho do Rei do Baião, nascido na mesma cidade natal do tio, Exu (PE), que debaterão sobre a trajetória deste ícone da cultura brasileira.

Procurando Luiz é uma montagem do Grupo Cena Teatral, com concepção de Roberto Haathner, direção de Gustavo Kurlat e dramaturgia de Paulo Rogério Lopes. Com elenco formado pelos atores Roberto Haathner, Bruno Perillo e Iris Yasbek, o espetáculo reúne causos, brincadeiras populares e referências ao Nordeste brasileiro, ressaltadas pelos cenários, figurinos e adereços de Marco Lima e pelo projeto de luz de Kleber Montanheiro. De forma lúdica, esses elementos são capazes de entreter não só o público infantil como espectadores de todas as idades, despertando em cada um a nostalgia, o respeito e a saudade deste grande ícone.

A montagem recebeu indicações em cinco categorias do prêmio FEMSA 2014, principal premiação de para o teatro para crianças e jovens de São Paulo: Espetáculo Jovem, Figurino, Iluminação, Trilha Sonora Adaptada e Atriz Coadjuvante.

“Encenar Procurando Luiz no formato on-line abre uma nova possibilidade de levarmos o espetáculo para a casa das pessoas não só aqui de nossa cidade, mas sim para outros estados brasileiros e até mesmo países de língua portuguesa”, avalia o ator e idealizador do espetáculo, Roberto Haathner.

Concepção – A montagem do Grupo Cena Teatral traz como temas principais a amizade e a superação, fazendo alusão à obra de Luiz Gonzaga como o voo da Asa Branca, passagens pelo sertão do Cariri e o Riacho da Brígida, além da presença constante da Lua. De maneira poética, lúdica e bem-humorada, o espetáculo mergulha no imaginário popular com canções – parte interpretada ao vivo – e referências ao Nordeste brasileiro. “A principal mensagem para o público, principalmente o infantil, é a superação do medo, a coragem, a perseverança e a amizade que norteiam toda a dramaturgia”, explica Gustavo Kurlat.

Sinopse - Luiz e João são amigos inseparáveis, que moram no sertão e vivenciam uma amizade verdadeiramente infantil, sacramentada em um pacto: independente da distância ou do tempo passado, se um dia tivessem que se separar, se reencontrariam no riacho da Brígida, no sertão do Araripe. Um dia Luiz conta a seu amigo que terá que se mudar para outro lugar em busca de melhores oportunidades de vida, pois a seca castigava tudo e todos: seguiria com sua família o rumo da Asa Branca.

O tempo passa. João recebe a triste notícia que seu amigo deixou de viver neste mundo, e decide fazer valer o pacto. Como nunca havia deixado o povoado, decide inventar uma história e diz à filha, Das Dores, que está ficando cego e só poderá se curar se ficar uma noite inteira olhando para a lua cheia. Os dois partem e no percurso ganham companhia: um moço que também diz estar em busca de algo especial e que tem uma missão a cumprir.

Cangaceiros, dragões, desafios e surpresas – como uma flor milagrosa de Acácia Amarela, que pode curar os males do corpo e da alma – surgirão nesta jornada em que medos, sonhos e superação caminham juntos. Uma jornada misteriosa e, principalmente, divertida.

SERVIÇO: PROCURANDO LUIZ ON-LINE

Temporada: de 03 a 25 de julho - sábados às 11h e 15h e domingos às 11h

Transmissão: Canal do YouTube do espetáculo

Classificação Etária: A partir de 06 anos

Duração: 55 minutos

Bate-papo com elenco e Joquinha Gonzaga: Dia 31 de julho, sábado, às 19h, pelo Canal do YouTube do espetáculo

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário