LIVE CULTURAL VOZEZ DO RIO SÃO FRANCISCO ACONTECE NA QUARTA (16)

Como parte das atividades da campanha ‘Eu viro carranca para defender o Velho Chico’, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), realiza, no dia 16 de junho, às 18h, a live Vozes do Rio.

Em um bate-papo descontraído com os músicos Tinga das Gerais, Paulo Araújo, Targino Gondim e a cantora Wilma Araújo, vamos conhecer o rio São Francisco em ritmo de prosa e música, da nascente à foz. E quem conduz esse espetáculo é o analista ambiental e músico, Élio Domingos.

A programação está imperdível! Marque na sua agenda e ative as notificação no Youtube através do link:youtu.be/g5nQTqdQLOU

Tinga das Gerais: Mineiro, residente em Três Marias, Antônio de Fátima Silva, o Mestre Tinga das Gerais é ator, cantor, compositor e poeta. Tinga é água, alma, ser-tão. Tem rio que corre nas veias e palavras que navegam profundo na gente.

Amante dos rios e das nascentes, no FESTIVELHAS Manuelzão de 2006 foi premiado com o Conto: O Caboclo e o Barranqueiro e com o Curta metragem: TIRADENTES. No mesmo ano participou do Longa metragem: A HISTÓRIA DAS TRÊS MARIAS, da Cineasta Zakia Daura.

Hoje o Mestre Tinga da Gerais faz parte do Grupo: Os Três Caipiras de Minas…Uai! – na página Sou Roceiro Caipira com Orgulho juntamente com o os amigos Elieser, com seu personagem Mandruvachá, e o repentista Vicente Faul, que traz o personagem Zé Texêra.

Também exerce um trabalho de causo e cordéis com o Cordelista Mestre Carlos Azevedo de Monte Claros.

Assim, o Mestre Tinga das Gerais serpenteia por uma curva e outra dos rios, pelas serras azuis das Gerais e em cada pedaço de chão, um causo, uma prosa, um pedaço de si que faz o que o sertão pede: ser assim tão sertão…simples e objetivo.

Paulo Araújo – Paulão: Poeta, militante das causas sociais em defesa do São Francisco, à frente do grupo musical Morão di Privintina, Paulo Araújo desponta nacionalmente em canções de grande agudeza poética.


Nascido em Bom Jesus da Lapa, no sertão baiano, vivenciou, desde menino, as ricas tradições culturais do Médio São Francisco e o fervor religioso da população local e dos romeiros, que, todo ano, chegam aos milhares para visitar o santuário local. Levou estas referências para a sua obra musical, que inclui canções como Nobre Barranqueiro, Cama de Quiabento e I-Margem. Esta última, uma canção de feitio romântico e um manifesto em defesa da natureza, foi selecionada para compor a trilha sonora épica da novela Velho Chico, da Rede Globo.

Targino Gondim: “Por isso eu vou na casa dela, ai, ai. Falar do meu amor pra ela, vai. Tá me esperando na janela, ai, ai. Não sei se vou me segurar”. Foi com o refrão da música ‘Esperando na janela’ que o sanfoneiro Targino Gondim ganhou destaque no cenário da música nacional. Após a gravação da música por Gilberto Gil e a participação no filme ‘Eu, tu, eles’, o pernambucano nascido em Salgueiro, teve seu nome reconhecido como um dos divulgadores do forró e da preservação da sanfona no Brasil, instrumento que faz parte de sua vida desde os 12 anos, quando se mudou para Juazeiro, na Bahia.

Com mais de 20 anos de carreira, mais de 20 CDs, turnês internacionais e premiações como o Grammy Latino pela música “Esperando na janela”, Targino é um grande defensor do Velho Chico, e por ele, vira carranca.

Wilma Araújo: Cantora já conhecida em Maceió, Wilma nasceu em Arapiraca, interior de Alagoas. Com mais de 28 anos de carreira, 3 CDs lançados e centenas de shows realizados, ela transita por vários ritmos da música brasileira com igual desenvoltura. É uma apaixonada pela MPB e tem uma afinidade singular pelo forró e pelo samba.

Está também em seu DNA de mulher nascida no agreste a paixão pelo cancioneiro da cultura popular do Nordeste. Paixão que a leva a pesquisar obras de compositores por vezes com pouca projeção nacional, mas de indiscutível contribuição para a história da música tipicamente nordestina. Paixão que a faz escolher à dedo os músicos que a acompanham em jornadas com duração de até 4 horas cantando palcos diversos. Paixão que a faz construir repertórios diferentes para cada apresentação, mesclando composições de sucesso de nomes consagrados e novos talentos da arte de fazer xotes, xaxados e forrós.

Wilma Araújo é sinônimo de boa música em Alagoas e no Brasil.

SERVIÇO: Live: Vozes do Rio, presentador: Élio Domingos, Analista Ambiental – Alto SF

Data: 16/06/2021 Horário: 18h

Transmissão ao vivo pelo youtube em: youtube.com/cbhsaofrancisco

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário