ANUNCIADO SARAIVA E O SENTIMENTO DO IMAGINÁRIO GONZAGUEANO ATRAVÉS DA ARTE

Embora esteja presente em nossas rotinas diárias, não é todo mundo que sabe o que é arte e como ela se expressa no cotidiano. Ela é uma das expressões mais intrínsecas ao ser humano, acompanhando a nossa trajetória desde o período Paleolítico.

É através da arte que transmitimos sentimentos, ideias e histórias, expressando o que somos e o como vemos o mundo ao nosso redor. Os meios artísticos sempre acompanharam a evolução da tecnologia e na era digital isso não seria diferente.

Anunciado Saraiva é  um conhecedor e utilizador das mais variadas técnicas e ferramentas de desenho. Nascido em Barbalha, Ceará, porém faz questão de registrar que é criado em Exu, terra de Luiz Gonzaga. Detalhe: Anunciado Saraiva é advogado de profissão. Graduado em Direito; Advogado Criminalista, pós graduando em Criminologia.

A arte ele pratica como uma forma de contribuir com a melhoria da cultura e divulgação dos trabalhos dos amigos e dos eventos culturais de Exu. Este ano de 2021, Anunciado Saraiva faz mais uma homenagem a cultura a partir da identidade gonzagueana e o imaginário brasileiro.

Anunciado Saraiva tem contribuído de forma voluntária com diversas artes que divulgam o trabalho dos cantores, principalmente da área do Araripe e de seu Exu.

"Comecei a criar artes há mais de 18 anos, por diversão, e acabei me apaixonando pela cultura gonzagueana, dai passei a criar artes em seu nome, hoje, 90% de tudo que eu crio é sobre o Gonzagão e seus seguidores", conta o advogado Anunciado Saraiva.

Um dos trabalhos mais usados no universo de Luiz Gonzaga é a criação da marca, do símbolo não oficial dos 100 anos de nascimento do Rei do Baião. 

"O processo de comunicar visualmente utilizando imagens e textos para apresentar informação utiliza de habilidades de desenho, estética, tipografia, artes visuais e diagramação", conta o advogado que  expressa o valor de Luiz Gonzaga nas horas dedicadas a cultura.

O trabalho usado por Anunciado é um processo técnico e criativo para comunicar idéias, mensagens e conceitos. Batizado e amadurecido no século 20, é hoje o design gráfico a atividade projetual mais disseminada no planeta. Com objetivos comerciais ou de fundo social.

Segundo Anunciado Saraiva, Luiz Gonzaga é um ícone da música popular brasileira, "foi ele que levou o nome e os problemas do sertão para o Brasil e para o mundo, foi ele que abriu portas para o nordeste, cantando e decantando o seu povo, o sofrimento, as súplicas, sempre cantando músicas de cunho político, criticando os nossos governantes que insistiam em manter os olhos fechados para o Nordeste".

"Quero acrescentar que deveria ser obrigatório a divulgação da cultura gonzagueana aos jovens em especial, na minha opinião, deveria haver uma disciplina na rede federal, estadual e municipal sobre a vida e obra de Luiz Gonzaga, garantindo assim que nossos jovens, que não conheceram Luiz Gonzaga, possam desfrutar um pouco da riqueza que esse nome traz e que representa fonte de renda emprego e fortalecimento do turismo", finalizou Anunciado Saraiva.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário