"DOMINGUINHOS MUDOU O MEU ENTENDIMENTO SOBRE A MÚSICA", DIZ VIOLONISTA E COMPOSITOR GAÚCHO YAMANDU COSTA

“A oportunidade que tive de trabalhar com Dominguinhos mudou meu entendimento sobre a música. Foi uma coisa sem comparação a maneira como ele me ensinou coisas, da forma mais pura possível: tocando. Nunca me falou nada, nunca me deu um conselho. O Brasil não se dá conta da sorte que tivemos de Dominguinhos ter nascido no nosso País, um instrumentista sem igual.”

Essa declaração foi feita pelo violonista e compositor gaúcho Yamandu Costa no programa Vira e Mexe, da Rádio USP (93,7 MHz), no dia 13 de fevereiro.  O programa apresentou o segundo dos quatro episódios de série especial que comemora os 80 anos do cantor, compositor e instrumentista pernambucano Dominguinhos, que nasceu em 12 de fevereiro de 1941, em Garanhuns (PE), e morreu em São Paulo em 23 de julho de 2013, aos 72 anos.

O cantor Chico Cesar disse que Dominguinhos é uma espécie de Santo, representante da Deusa Música na terra e que agora flui no Eter.

O cantor e sanfoneiro Mestrinho declarou que Dominguinhos era iluminado e importante para a cultura brasileira. "Dominguinhos urbanizou o forró sem perder a essência de Luiz Gonzaga. Revolucionou a música e criou um jeito de tocar até hoje única. Dominguinhos era de uma bondade imensa. Um ser humano de uma grandeza de alma pura. É a minha maior inspiração. A obra de Dominguinhos é eternizada como a de Bethoven, Bach. Dominguinhos é genial".

O Programa Vira e Mexe vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 11 horas, com reapresentação à 0 hora de segunda-feira, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado no Jornal da USP. O programa é produzido por Paulinho Rosa (edição) e Dagoberto Alves (sonoplastia). A apresentação é de Paulinho Rosa.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário