PODCAST OXI MERMÃO NASCE PARA VALORIZAR A CULTURA BREGA


Atuando há pouco mais de dois anos sobre questões de cultura e vivências negras e periféricas do Recife, o veículo de comunicação independente “Que braba!” lança o podcast “Oxi, mermão!”, um produto complementar idealizado e executado por mulheres negras das periferias da região metropolitana da capital pernambucana.

O projeto tem incentivo da Lei Aldir Blanc e promove discussões em torno dos preconceitos em relação às expressões periféricas contemporâneas para o grande público. O podcast nasce com a proposta de levar o o brega, bregafunk, rap, pagode baiano e outros ritmos que nascem na periferia como cultura popular, em um debate que une as teorias acadêmicas às vivências de profissionais da área, com a participação do Mestre de Maracatu Rural Anderson Miguel e o produtor de brega Eliabe Carlos, além dos mestrandos em comunicação e pesquisadores de cultura Antônio Lira e Winglisson Henrique.

De acordo com Catarina Raissa, jornalista formada pela Universidade Federal de Pernambuco e proponente do projeto, trata-se de uma oportunidade de levantar discussões importantes fora do ambiente acadêmico.

 “Este é um assunto que sempre discutimos na faculdade e levamos para rua, é uma luta que travamos há alguns anos e já fazíamos de forma independente, mas é complicado manter o projeto sem recursos. Agora conseguimos fazer uma boa discussão, com ótima qualidade, sendo reconhecidas enquanto profissionais e fomentadoras da cultura”, disse. Dividido em três episódios, o programa vai explicar o que é cultura popular, cultura periférica e, unindo esses dois conceitos, afirmar de forma explicativa o porquê dessas experiências serem consideradas cultura popular.

O “Oxi, mermão!” usa da tradução e interpretação em libras, para que mais grupos sociais tenham a possibilidade de usufruir da discussão. O podcast será lançado, semanalmente, no Youtube, mas também nas diversas plataformas de streaming, como Spotify e Deezer. Os episódios serão lançados nos sábados 06, 13 e 20 de Fevereiro, a partir do meio dia.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário