RIO SÃO FRANCISCO: VOLUME ÚTIL DA BARRAGEM DE SOBRADINHO VAI ENTRAR O MÊS DE FEVEREIRO SUPERANDO OS 33% DA CAPACIDADE

O  mês de Janeiro e fevereiro 2020  vão proporcionar com as fortes chuvas que caíram na região novas vazões nas usinas de Três Marias,  Sobradinho e Xingó. A reportagem do Blog NEY VITAL, obteve a informação que o volume útil do reservatório de Sobradinho, Bahia deve entrar o mês de fevereiro superando 33%. 

A expectativa é que a barragem receba muito mais água nos próximos dias. A defluência nesta quinta-feira 30, terá média de 1100m³/s (água que sai) e 1.500m³/s de afluência (água que chega). A vazão é medida em determinados pontos dos rios das diversas bacias hidrográficas. A série das medições de cada ponto forma um conjunto de dados horários, diários ou mensais.

Ouvido pela redação, o engenheiro Almacks Luiz Silva, graduado em Gestão Ambiental com especialização em Recursos Hídricos, Saneamento e Residência Agrária em Tecnologias Sociais e Sustentáveis no Semiarido, e membro do Comitê Hidrográfico da Bacia do São Francisco, avalia que a expectativa é que Sobradinho receba muito mais águas devido as águas que estão chegando na Usina de Três Marias, localizada em Minas Gerais.

A Usina Três Marias tem recebido um grande volume das águas de chuvas. "Grande parte das águas  mineiras vem para o Rio São Francisco. Dois grandes rios que são , exemplo o Paracatu e o Rio Velhas as águas caem no Rio São Francisco e estas águas vão chegar a Sobradinho". A Usina Três Marias estar com a vazão afluente acima de 3.000 metros cúbicos por segundo.  Represa de Três Marias está com 65% de sua capacidade. Este reservatório que fica a montante de Pirapora pode chegar a 80%.

A operação de Três Marias é fundamental para a regulação do Rio São Francisco, no trecho entre a barragem e a Usina de Sobradinho, na Bahia. Os reservatórios do setor elétrico são operados sob a ótica dos múltiplos usos, desde o advento da lei nº 994/2000, que criou  a Agência Nacional de Águas.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário