PROFESSOR E ESCRITOR WILSON SERAINE RECEBE NESTA QUINTA-FEIRA 23, O TÍTULO DE CIDADÃO DE EXU, TERRA DE LUIZ GONZAGA

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (23), durante a programação do I Festival Nacional de Música Canta Gonzagão, palestra com o Escritor Wilson Seraine Filho (Teresina/Piauí) e o memorialista Reginaldo Silva.

Na oportunidade o professor e pesquisador piauiense, Wilson Seraine, recebeu o título de Cidadão Exuense durante sessão solene realizada na Câmara Municipal de Vereadores – Plenário Luiz Gonzaga, na cidade de Exu, Pernambuco. De autoria do vereador José Pinto Saraiva Júnior, a condecoração é em agradecimento aos trabalhos realizados por Seraine em defesa do legado de Luiz Gonzaga e na propagação da cultura nordestina. A honraria foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.


Durante a solenidade, o professor relembrou os motivos que o levaram a estudar cultura nordestina. “Lembro como se fosse hoje da emoção que senti quando participei, pela primeira vez, da Missa do Vaqueiro, em 1987. Antes desse momento, já tinha sedimentado na memória as canções dos discos Danado de Bom, Nesta Estrada da Vida e Pense N’Eu. Possuía ainda as inúmeras leituras realizadas acerca da nossa cultura. Foi assim, vendo de perto, a Missa do Vaqueiro, que reacendi o apreço que sempre tive pela cultura nordestina, em especial, pela cultura gonzaguiana”, contou Wilson Seraine.


Wilson Seraine é piauiense, de Teresina. Formado em Licenciatura Plena em Física na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA-RS). É professor de física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), autor de 9 livros nos segmentos de educação e cultura popular,  é membro da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, membro da Academia Piauiense de Literatura de Cordel, integra o Conselho Estadual de Cultura do Estado do Piauí, preside a 1ª Colônia Gonzagueana do Brasil, localizada em Teresina,  membro efetivo do Conselho Editorial da Editora da Universidade Federal do Piauí, desde 2018, e integra o Conselho Estadual de Cultura do Piauí, desde 2012. 

Wilson é fundador da Procissão das Sanfonas, que leva a música do Rei do Baião pelas ruas do Centro de Teresina e a Missa de Santa Luzia, uma homenagem ao nascimento de Luiz Gonzaga. Ele também apresenta, na FM Cultura de Teresina, o programa semanal “A Hora do Rei do Baião”. Há mais de 25 anos Wilson estuda a história e obra de Luiz Gonzaga e é considerado um dos especialistas mais respeitados do Brasil quando se trata da vida e obra do “Rei do Baião”.

A admiração de Wilson pela literatura de cordel resultou no livro “A Literatura de Cordel no Ensino de Ciências”. A obra é resultado da dissertação de mestrado defendida por ele, em 2009, e comprova que a literatura de cordel pode colaborar para a compreensão de conteúdos didáticos e que é possível incorporá-la à prática docente.

Em parceria com o cordelista Pedro Costa, que faleceu em 2017, Wilson Seraine inovou na apresentação do livro, a introdução e a conclusão vêm em formato de cordel, mostrando, na prática, ao leitor como os versos podem ensinar.

Seraine reúne em sua casa, livros, revistas, cordéis, chapéus, CDs, DVDs, LPs, discos de 78 RPM, partituras e fotos de Luiz Gonzaga. Atualmente, já são mais de 1000 itens em sua coleção particular.São dezenas de rádios, radiolas, telefones, máquinas fotográficas, relógios, gravuras, cartazes, quadros, bebidas e outros utensílios que lembram a cultura popular nordestina e obra de Gonzaga. 


Pelo seu trabalho, Wilson Seraine recebeu diversos prêmios e reconhecimentos, entre eles:

Título de Cidadão de Fortaleza - CE(2019).
Título de Cidadão de Trizidela do Vale - MA (2019);
Medalha da Ordem do Mérito Renascença do Piauí[29]| outorgada pelo Governo do Estado do Piauí (2019);
Troféu Luiz Gonzaga - Orgulho de Caruaru | Espaço Cultural Asa Branca do Agreste (2016);
Troféu Amigo do Salão do Livro do Piauí - SALIPI (2015);
Troféu Asa Branca - Fundação Vovô Januário | EXU/PE (2015);
Prêmio Eficiência - Categoria Educação e Cultura |coordenado pela Academia Piauiense de Mestres Maçons (2015);
Troféu Viva Dominguinhos de Cultura| Prefeitura Municipal de Garanhuns, em Pernambuco. (2015);
Troféu Centenário do Rei do Baião | Rádio AM Cidade 860 de Fortaleza, no Ceará (2013);
Troféu Luiz Gonzaga: O Pernambucano do Século|promovido pela Colônia Gonzaguiana do Ceará (2010);

Medalha do Mérito Cultural Firmino Teixeira do Amaral | organizado pela Fundação Nordestina do Cordel (2001).


(Fonte: Wikipedia)
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário