IPVA, IPTU, ESCOLA...VEJA COMO SE PREPARAR PARA AS CONTAS DO INÍCIO DO ANO

O início do ano chega com a cobrança de várias contas, muitas inadiáveis. Gastos periódicos, como impostos anuais, matrícula e material escolares, despesas de férias, além de renovações de seguros e custos profissionais dos conselhos de entidades que emitem registro, não dão folga e batem à porta já nos primeiros meses de 2020. Analistas ressaltam a importância de planejamento financeiro a fim de evitar empréstimos ou parcelamentos, que vão encolher o rendimento mensal durante todo o ano.

Professor de finanças pessoais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Jurandir Sell Macedo destaca a importância de se programar ainda no fim do ano anterior. Antes de começar a gastar o 13º salário com presentes e viagens, recomenda, é bom separar parte do dinheiro para essas despesas. “É preciso ter em mente que janeiro e fevereiro são meses complicados. Via de regra, as pessoas começam o ano endividadas pelos gastos excessivos nas festas de fim de ano e nas férias. Quem consegue maneirar se dá bem, porque o maior presente é não fazer dívidas”, diz.

Para os contribuintes menos organizados, o coordenador do MBA de Gestão de Financeira da Fundação Getulio Vargas (FGV), Ricardo Teixeira, adverte que é interessante evitar as parcelas. 

“Em casos de matrículas e anuidades, quem dispuser do dinheiro para adiantar parcelas leva vantagem. Planejar com antecedência é o ideal. Porém, quem não é organizado pode acabar se atrapalhando com muitas parcelas diferentes. Acontece muito de as pessoas não conseguirem administrar tantas contas. Por isso, é importante evitar, a não ser que tenha um retorno financeiro muito interessante”, afirma.

O especialista alerta que só melhora de vida financeiramente quem consegue poupar alguma coisa. “Se não conseguir que sobre algo no fim do mês, não há como sair dessa ciranda”, assinala. “É preciso de freio e arrumação. Talvez 2020 seja o seu ano de tomar medidas drásticas para garantir uma tranquilidade maior”, completa. (Fonte: FGV)  
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário