ADILSON MEDEIROS E A EXPRESSÃO DA MÚSICA BRASILEIRA NAS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO

Adilson Medeiros nasceu em Sertânia, Pernambuco, é cantor e compositor. Este inicio de ano Adilson Medeiros esteve visitando Petrolina Juazeiro e vivendo "a inspiração de quem se banha no Rio São Francisco". Entre os inúmeros sucessos, Adilson Medeiros é autor da música Baião de Três (nesta música consta o registro do saudoso radialista Carlos Augusto) e Saudades do Forró do Gonzagão, esta em parceria com Sergio Murilo. 

Morando  em João Pessoa, Paraíba,  cidade que escolheu para educar seus filhos, o descendente de paraibanos do Cariri e de pernambucanos do Moxotó é um dos talentosos defensores da música brasileira disse que este ano lançará um livro que já está pronto. Adilson é advogado mas há anos dedicar-se exclusivamente à música.

Adilson Medeiros é atualmente um dos maiores expoentes culturais do Vale do São Francisco, com shows inovadores, gravações e produções de discos, além de participações vencedoras em festivais importantes como o “Canta Nordeste” da Rede Globo, quando ganhou o prêmio de “melhor letra” e figurou no disco da Som Livre com a música premiada – Fado Xotado.

"Naturalmente, pela minha formação e compreensão da importância histórica do homem nordestino na formação do país, vi na música minha melhor ferramenta para me expressar e contribuir para a construção do perfil cultural do homem brasileiro, integrando o nordeste às demais regiões. Grandes vultos já fizeram isso em suas mais variadas modalidades, outros, continuam o referido ofício. É nesse perfil que sinto-me encaixado. É nele que quero contribuir", revela Adilson Medeiros.

Ele expressa que seu trabalho musical tem um pouco de tudo. Tem Luiz Gonzaga, tem Chico Buarque, tem Zé Ramalho, tem Jackson do Pandeiro, Sivuca, Ariano Suassuna.

Adilson Medeiros fez em 1987 o seu primeiro show no Teatro João Gilberto, em Juazeiro, Bahia. Seu primeiro espetáculo, “O verde e o verso…” impactou a cena artística São Franciscana e no ano seguinte fez mais show autoral “Pro-vocação, vaticínio violado e liras para um reino quase desencantado”.

Na época, anos 80, morando em Petrolina, abandonou definitivamente a carreira de advogado e as atividades de jornalismo radiofônico e professor de História para se dedicar exclusivamente à música. Intensificou seu trabalho de cantor e compositor, tornando-se um dos maiores expoentes culturais do Vale do São Francisco, com shows inovadores, gravações e produções de discos. 

Devido à conquista no Canta Nordeste, o artista recebeu a Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Petrolina. Foi convidado pela Rede Globo Nordeste, em 2013, para participar do Especial Causos e Cantos. No programa, Adilson Medeiros recitou e cantou “Viola”, poema feito em parceria com Dimas Batista.

Em 1993, lançou seu primeiro disco, intitulado “Adilson Medeiros”. Neste primeiro trabalho, o artista procurou mostrar a diversidade de estilos que havia em seu repertório. 

A ideia de lançar o disco surgiu de forma inusitada: os próprios fãs e admiradores decidiram financiar coletivamente parte do projeto. Com direção musical do produtor Tovinho, tecladista renomado e músico da banda de Alceu Valença, o disco contou com arranjos do próprio Tovinho, do guitarrista Luciano Magno e de Adilson Medeiros.

 “Menino Cantador” é o segundo disco de Adilson Medeiros. Lançado em 1996, o disco destaca o forró como estilo principal. Teve participações especiais dos sanfoneiros Duda da Passira e mestre Camarão e produção de Luciano Magno.

Em 2003, Adilson Medeiros lançou seu terceiro trabalho, chamado “Minha terra, minha gente”. Com muito xote, o disco tem 17 músicas que falam sobre amizade, amor e a saudade da sua gente. Teve participação especial de Maciel Melo na canção “Ai, Juazeiro, diz pra mim”, composta a pedido da TV São Francisco. O convite surgiu para uma homenagem ao 169º aniversário da cidade, que também destacou Ivete Sangalo, João Gilberto e Targino Gondim.

O CD tem ainda as participações especiais dos sanfoneiros Cezzinha e Gennaro. “Eternos Mourões”, lançado em 2010, é o disco que mais representa Adilson Medeiros, onde ele busca transmitir através da música sua forma de ver o mundo. Nesse quarto trabalho, caprichou na sonoridade das cordas, dos violões e violas, com a maestria de Luciano Magno. Contou com a participação especial de Cezzinha em “Serenata na calçada”, única faixa do disco com sanfona.

Em fevereiro de 2014 venceu o 3º Festival de Músicas Carnavalescas da Paraíba com a música “Depois da Copa”, em parceria com Marcelo Piancó. Apresentou o Programa “Criador & Cia” da TV Tambaú – SBT entre 2013 e 2014, onde recebia e entrevistava artistas do cenário musical nordestino e de outros gêneros, como humor, teatro e dança.

Em 2015, é o álbum “Nosso forró made in PB”. Nesse trabalho, Adilson Medeiros buscou trazer para o estúdio toda a energia que há no palco, em uma captação ao vivo dos instrumentos. T


Além dos discos lançados, Adilson Medeiros possui diversas músicas gravadas por outros artistas, como Maciel Melo, Genival Lacerda, Adelmário Coelho, Luciano Magno, Israel Filho, Cristina Amaral, Nádia Maia, Marcia Porto, Sônia Melo entre outros.


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário