Jackson do Pandeiro, Paraíba festeja 95 anos do seu Rei do Ritmo

O dia 31 de agosto é a data de aniversário de Jackson do Pandeiro. Nascido em Alagoa Grande, Paraíba, o cantor através do talento ficou conhecido como o Rei do Ritmo. Cpmpletaria neste domingo 95 anos.

Ao lado de Luiz Gonzaga é citado com referência para a maioria dos cantores brasileiros, a exemplo de Chico Buarque, Elba Ramalho, Gilberto Gil, Alceu Valença, Geraldo Azevedo.

Também é famosa a sua maneira de dividir a música, e diz-se que o próprio João Gilberto aprendeu a dividir com ele. Muitos o consideram o maior ritmista da história da Música Popular Brasileira e, ao lado de Luiz Gonzaga, foi um dos principais responsáveis pela nacionalização de canções nascidas entre o povo nordestino. Sua discografia compreende mais de 30 álbuns lançados no formato LP. Desde sua primeira gravação, "Forró em Limoeiro", em 1953, até o último álbum, "Isso é que é Forró!", de 1981, foram 29 anos de carreira artística.

 Jackson do Pandeiro era diabético desde os anos 60, morreu aos 62 anos, em 10 de julho de 1982, na cidade de Brasília.

O  cantor pernambucano Silvério Pessoa se prepara para lançar o novo disco. Ele entra em estúdio em setembro para interpretar músicas do repertório de Jackson do Pandeiro.

O novo projeto vai se chamar Cabeça feita – Silvério Pessoa canta Jackson do Pandeiro. Será o terceiro álbum tributo na sua discografia, que já tem Bate o Mancá – O Povo dos Canaviais, de 2000, com faixas de Jacinto Silva e um com a música carnavalesca de Jackson do Pandeiro, Batidas Urbanas – Projeto Micróbio do Frevo, de 2002.

Desde a época em que se apresentava com sua banda, a Cascabulho, Jackson do Pandeiro é a principal referência na música de Silvério Pessoa. O novo álbum será a base dos shows da turnê que espera fazer no próximo ano na Europa.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário