Obra de Luiz Gonzaga, Rei do Baião ganha codificação em livro

Em meados dos anos 2000, os músicos Climério de Oliveira Santos e Tarcísio Soares Resende conceberam um songbook diferente, que sintetizava a essência dos maracatus de baque solto e virado, lançado em 2005. Idealizado já para uma série, batizada de Batuque Book, o trabalho teve continuidade com a um volume sobre caboclinho, em 2009, e um DVD, também sobre maracatu, em 2011. Agora Climério traz o terceiro volume da série, Forró: a codificação de Luiz Gonzaga, no qual destrincha a obra do Rei do Baião.

O lançamento oficial ocorreu no museu Cais do Sertão (Bairro do Recife). Na ocasião, o autor e sua banda realizaram  um pocket-show tendo como convidados os cantores Herbert Lucena e Maciel Melo e o sanfoneiro Gennaro.

Segundo o autor, a codificação “é tudo o que Gonzaga fez, com 40 parceiros de composição, tudo o que é atribuído a ele”. “É essa persona, todo o som atribuído a Gonzaga”, conta.

Diferentemente do primeiro songbook, que teve 80% de partituras e 20% de textos, Forró possui no livro 10% de partituras, que agora estão num DVD multimídia - que substitui o tradicional CD.

Fonte: Memorial Cais do Sertão
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário