Livro de fotografias mostra universo de Luiz Gonzaga, Rei do Baião



O livro conta com o ensaio  realizado pelo fotógrafo Tiago Santana e os textos do jornalista e escritor Audálio Dantas, repetindo assim a dupla de sucesso no livro "O Chão de Graciliano" (Ed. Tempo d"Imagem, 2006), publicação que recebeu, entre outros prêmios, o APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Conrado Wessel, em 2007. O livro tem apoio cultural do Governo do Estado do Ceará e do Governo do Estado de Pernambuco.

O  livro "Céu de Luiz", uma publicação de belas fotografias de Tiago Santana, que retratam o universo de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, a partir de sua identificação com o sertão, particularmente a região do Pernambuco e do Cariri cearense, que é culturalmente uma das mais representativas da cultura popular do Nordeste.

Exu, onde Luiz Gonzaga nasceu, foi o ponto de partida para sua carreira artística e também o ponto de partida do livro, que reflete o que podemos chamar de Céu de Gonzaga.  O fio condutor é o homem Luiz e o lugar onde ele nasceu, passou sua infância, descobriu o mundo e construiu a sua obra.

Audálio Dantas: jornalista, escritor e autor de mais de 10 livros. Ganhador do prêmio Jabuti, de 2013 pela biografia “As Duas Guerras de Vlado Herzog” e de prêmios Juca Pato. Em 1981 recebeu prêmio da ONU por seu trabalho na área de direitos humanos. É presidente da Comissão da Verdade, Memória e Justiça dos Jornalistas Brasileiros e diretor-executivo da revista Negócios da Comunicação.

Tiago Santana: fotógrafo profissional desde 1989 e fundador da Editora Tempo D’Imagem, especializada em livros de fotografia. Foi contemplado com o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, Funarte (RJ), em 2005. Recebeu o Prêmio Conrado Wessel de ensaio Fotográfico pelo ensaio “O Chão de Graciliano”. Em 2008 e 2009 foi o ganhador do Prêmio O Melhor da Fotografia do Brasil, como melhor documentarista do país. Tiago tem seu trabalho publicado em jornais, revistas e livros no Brasil e no exterior, e tem participado de importantes acervos de fotografia.

Fonte: Secretária Cultura Ceará/Editora Tempo D"imagem
 
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário