Carlos Laerte lançará livro na segunda-feira 16, em Petrolina



Depois de um concorrido lançamento em Belém do Pará, no último sábado (7), com ampla cobertura da imprensa, inclusive matéria de meia página no Diário do Pará, será lançado nesta segunda-feira (16), na Livraria SBS, em Petrolina – PE, o livro Crônicas do Amor de Totonho e Raquel, do poeta, jornalista e publicitário Carlos Laerte.
O evento, que começa às 20h, com um show musical do grupo Atrio (Wagner Miranda, João Lourenço e Celso José), vai apresentar ao público local a história dos avós paternos do autor e as origens das famílias Lopes e Sá, que vieram de Portugal em 1558, ainda no tempo do Brasil Colônia.
Concebida a partir de pesquisa oral e documental, a obra resgata em 200 páginas a trajetória do casal Totonho e Raquel, que começou em meio a caatinga, no interior do município pernambucano de Parnamirim e depois ganhou o mundo através das histórias de vida de 13 filhos, muitos netos, bisnetos e trinetos. 

O livro também intercala os acontecimentos familiares com aspectos outros da cultura, do imaginário popular e da memória histórica nordestina. Segundo Carlos Laerte, que também assina a capa e as fotografias, o projeto do livro levou quatro anos, incluindo viagens por quase todo o país para a coleta de informações e depoimentos.
De acordo com o cantor e compositor Maciel Melo, que assina a apresentação, trata-se de “…Um livro enxuto como as terras do sertão, cheio de veios, fendas e rachões, por onde desfilam nomes e sobrenomes carregados de crônicas, histórias e fábulas pitorescas, destrinchadas pelas veredas da existência, batizados pelo desejo da bonança e abençoados pela providência divina…”.
Carlos Laerte é autor dos livros: Suspiros de Imaginações (Poesia – 1981); Sementes (Poesia – 1983) – estes dois com o poeta Lênio Ferraz; Poemando (Poesia – 1986); O Quarto ( Poesia – 1997); Memória Sanfranciscana – 80 anos da Marinha do Vale do São Francisco e outras Histórias” – em parceria com Maria Isabel Figueiredo – Bebela ( Histórico – 1999), e Rio que Passa (Crônicas e olhares – 2007).
Toda a renda do livro, Crônicas do Amor de Totonho e Raquel será revertida para uma entidade de assistência social de Petrolina – PE. O lançamento conta com o apoio cultural do Sesc Petrolina, Nelbe Assessoria, Jardim Buffet, Bistrô & Atelier, Rio Sol, Sucos Grand Valle, Gráfica Franciscana e SBS Livraria Internacional.
Fonte: Clas Comunicação
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário