Sergipe: Emoção marcou o XIII Fórum do Forró em Aracaju



Homenagens, histórias e muita música marcaram o XIII Fórum de Forró,  no Teatro Atheneu. O evento foi iniciado com um cortejo, de música, dança e encenações, além da fala do presidente da Funcaju, Manoel Viana. 

O tema desta edição foi "Forró Temperado", inspirado em uma música de Cecéu. "Este tema, se refere ao tempero do ritmo, do som, da melodia, da criatividade. Se refere ao forró, essa música que é nordestina, mas que rompeu barreiras do país inteiro", justificou a vice-presidente da Funcaju, profª. Aglaé Fontes, durante a Fala Inspiradora.

O evento contou ainda com a palestra do músico e pesquisador, Bráulio Tavares, que falou sobre os novos caminhos que estão surgindo para o forró. "O forró pode ser temperado de diversas maneiras e por diferentes meios, aproveitando as tecnologias que estão surgindo, mas sem perder sua origem e tradição", afirmou. 

Os músicos Genaro, Antônio Barros e Cecéu, e o idealizador do Fórum, Paulo Corrêa, participaram de um debate contando histórias sobre suas composições, carreira e sobre alguns encontros com outros grandes nomes da música como Luiz Gonzaga, Marines e Dominguinhos. Em seguida os três forrozeiros participaram do momento musical, junto com as cantoras Mayra Barros e Antônia Amorosa.

Os sanfoneiros e músicos Leo Rugero, Bastinho Calixto e Luizinho Calixto participaram de uma mesa redonda sobre a importância da sanfona de Oito Baixos.

Na ocasião também ocorreu a entrega do Troféu Gérson Filho, aos homenageados e seus representantes. Este ano, o Fórum homenageia os forrozeiros sergipanos Rogério e Edgard do Acordeon, além De Zé Calixto e a dupla Antônio Barros e Céceu. O evento, que é promovido pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), faz parte da programação oficial do Forró Caju 2014. O evento foi realizado entre os dias 04 a 06 de junho.

Fonte: Ascom Aracaju-Se
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário