Inscrições rupestres são encontradas no distrito de Rajada, em Petrolina datadas em milhares de anos



Vestígios de comunidades pré-históricas foram encontrados a cerca de 40 quilômetros da sede de Petrolina, mais precisamente no distrito de Rajada, no Sertão do Estado. Lá, no Açude das Pedras, inscrições rupestres que podem ser datadas em milhares de anos encontram-se misturadas ao cenário da caatinga. São imagens que podem remontar à descrição do cotidiano dos antigos povos, a respeito de suas tradições, relações com a natureza e com divindades.

De acordo com informações do professor Fabrício Caxito, do departamento de Geologia da Universidade Federal de Minas Gerais, “as pedras do açude tratam-se de granitos datados de 600 milhões de anos, muito semelhantes a granitos que atualmente ocorrem na região dos Himalaias, na Ásia.

 Isso sugere que nesta época a região oeste de Pernambuco, inserindo-se a comunidade de Rajada, fez parte de uma grande cadeia de montanhas semelhantes à que existe hoje entre a China e o Tibete”. Os vestígios da presença humana, esculpidos nas pedras, têm que ser mais pesquisados mais profundamente para que possa estimar o período em que foram realizados. 

A grande preocupação do município agora é preservar a área onde as rochas estão inseridas. Evidências de degradação ambiental já foram registradas. “Temos conhecimento de poluição, muito material sendo jogado no local e também de pessoas que estariam quebrando a rocha para obter pedras destinadas à construção de casas”, explica o diretor presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Gleidson Castro.

Já foi assinado o decreto 35/2014, pelo poder público municipal, que dispõe justamente sobre a proteção de dos monumentos arqueológicos e pré-históricos do município. Fica proibido o aproveitamento econômico, destruição ou mutilação, para qualquer fim, das jazidas arqueológicas ou pré-históricas, antes de serem pesquisadas. O decreto também informa que qualquer denúncia de depredação do ambiente pode ser feita para os órgãos competentes, a exemplo do Ministério Público e Polícia Federal.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário