PLENÁRIA DISCUTE OS RUMOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA NO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO

A I Plenária de Economia Solidária do Sertão do São Francisco aconteceu nesta quinta-feira (02), com muita animação, debate e aprendizados. O evento aconteceu no auditório do Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e contou com a presença de empreendimentos das dez cidades do território.

O debate teve como tema:"Cesol: fomentando uma outra Economia que transforma realidades", e tem como propósito fazer uma avaliação da aplicação e alcance da política pública de Economia Solidária no território, através da assistência técnica prestada pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco.

Durante o evento os empreendimentos foram recebidos com muita animação e forró. Em seguida, foram direcionados para os debates da plenária que foi conduzido pela equipe técnica do Centro Público e dividido em dois momentos: o primeiro, com ato solene de abertura, que contou com a presença de autoridades locais e do Superintendente de Economia Solidária e Cooperativismo, Milton Barbosa.  

O segundo momento foi marcado pela construção coletiva de um documento com a apresentação de sugestões, propostas pelos empreendimentos que irão nortear os novos rumos da assistência técnica do Cesol e do fortalecimento da Economia Solidária no Estado.

A empreendedora Paloma Silva faz parte do grupo familiar Maria do Raso e esteve presente na Plenária. Localizado em Canudo-BA, o empreendimento atua com a produção de doce de leite, geleias e sucos concentrados produzidos por dona Maria, mãe de Paloma. A partir da assistência dada pelo Cesol, com a adequação de embalagens, criação de identidade visual e divulgação, o empreendimento aumentou os mercados de vendas dos produtos.

"A plenária de Economia Solidária além de ter possibilitado um espaço de aprendizado, de trocas, foi possível conhecer melhor todo o contexto que envolve e compõe a economia solidária aqui na região. Também foi um espaço importante para a gente sugerir e pensar coletivamente alguns pontos, questões que dificultam nossos trabalhos que são comuns a todos os empreendimentos de economia solidária", destacou Paloma.

O debate também possibilitou a troca de conhecimentos e saberes entre os empreendedores solidários. "A plenária possibilitou a interação e troca de conhecimentos, além de conhecer melhor o funcionamento do projeto", afirmou Roseane Soares, responsável pelo grupo Criativa Crochê.

"Foi um novo aprendizado, um novo caminho, mais uma porta que se abriu para todos os participantes da plenária, trocamos ideias e isso foi importante", afirmou Sônia Ribeiro, representante do grupo Sabor do Salitre.

FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA: Nesta quarta-feira e sábado(03 e 04 de junho), acontecerá na Orla de Juazeiro, a partir das 16h, a 37ª edição da Feira de Economia Solidária. O evento acontecerá dentro da programação do evento Bule Cultural, projeto realizado em homenagem ao músico Antônio Ribeiro da Conceição, o Bule Bule.   

A feira contará com cerca de 70 expositores e expositoras, atendidos pelo Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco, projeto vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (SETRE). Doces, geleias, licores, queijos, artesanatos e confecções estarão entre os produtos que serão comercializados durante a feira.

A Feira de Economia Solidária 100 edições integra o edital 009/2019 do Governo do Estado da Bahia, por meio da SETRE, através do termo de colaboração com o Instituto de Integração e Formação Casa da Cidadania, com o CESOL-SSF, e conta com o apoio da UNIVASF, da Prefeitura Municipal de Juazeiro, da TV São Francisco e do Centro de Cultura João Gilberto.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário