LUIZ GONZAGA E A PAIXÃO PELO FUTEBOL. EXU POSSUI O GONZAGÃO FUTEBOL CLUBE

O Blog Ney Vital destaca a História de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião com o futebol. Ele era apaixonado pelo esporte e teve até um time com seu nome e em Exu, Pernambuco, sua terra, existe o Gonzagão Futebol Clube.

Se estivesse vivo, Luiz Gonzaga completaria este ano 110 anos em  13 de dezembro de 2022.

Nos anos 80 Luiz Gonzaga foi registrado numa foto ao lado do sobrinho, Piloto e outros jogadores.

A história conta que Luiz Gonzaga chegou a ter um time em sua homenagem: o Gonzagão Futebol Clube, sediado em sua cidade natal, a 630 quilômetros do Recife. O Gonzagão Futebol Clube, disputou a sua primeira partida contra uma equipe de Araripina, também no Sertão. Luiz Gonzaga usava binóculo para assistir aos jogos, “Seu Lua” fez questão de dar o ponta pé inicial, com a imagem sendo o seu último registro como torcedor. Uma outra versão do Gonzagão Futebol Clube, acabou sendo criada criada em 12 de janeiro de 2015, com o cantor presente no escudo – com a sua sanfona branca. 

No Rio de Janeiro o Rei do Baião declarou que torcia pelo Botafogo e no seu Pernambuco o preferido era  Santa Cruz de corpo e alma. 

Luiz Gonzaga foi do tempo, definido pelo jornalista Armando Nogueira, onde o futebol era pura arte: o drible era poesia, o passe prosa, o chute era o êxtase e o gol delírio pleno.

No podcast do projeto Luiz Gonzaga 110 anos do nascimento de Luiz Gonzaga, apresentado e criado pelo pesquisador Paulo Vanderley consta o cantor Fagner falando sobre a paixão de Luiz Gonzaga pela arte do futebol, e detalha uma partida de futebol disputada em Exu, com presença de Gonzaguinha, durante as festividades do Centenário da Igreja de São João Batista do Araripe.

No ritmo, harmonia e melodia, Luiz Gonzaga, em seu repertório declarou amor ao futebol e cantou Siri jogando bola, Hino do Batistão e Lá vai a pitomba. O Estádio Estadual Lourival Baptista, em Aracaju, foi inaugura em 9 de julho de 1969, Luiz Gonzaga cantou no evento.

Atualmente o técnico, do time Gonzagão Futebol Clube é Giliard Fernandes da Silva. A equipe disputa a primeira divisão do Campeonato local.


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário