ESPAÇO PLURAL UNIVASF: I PLENÁRIA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA ACONTECE NESTA QUINTA-FEIRA (02)

Teve início na manhã desta quinta-feira (02), a I Plenária de Economia Solidária. O evento acontece no Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), em Juazeiro com a programação direcionada para os empreendimentos solidários do território.

Com o tema "Cesol: fomentando uma outra Economia que transforma realidades",  a plenária terá como proposito avaliar a aplicação e alcance da política pública de Economia Solidária no território Sertão do São Francisco, através da assistência técnica prestada pelo Centro Público.

O debate será conduzido pela coordenação e equipe técnica do Cesol-SSF e dividido em dois momentos: o primeiro, com ato solene de abertura e em seguida, a apresentação dos resultados do projeto no território. Já no segundo momento, os empreendimentos serão organizados em eixos temáticos para avalição das ações do projeto e apresentação de melhorias para o futuro da Economia Solidária no Estado.

CESOL-SSF-O Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco, projeto vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do Estado da Bahia (SETRE), através da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia (ADESBA), realiza assistência técnica para 128 empreendimentos de Economia Solidária e da Agricultura Familiar, em 10 cidades do território Sertão do São Francisco: Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá.

O projeto beneficia diretamente 2.500 famílias distribuídas nas dez cidades do território. Esses empreendimentos recebem assistência técnica da equipe do Centro Público, a partir do processo de qualificação dos produtos, análise das embalagens, rotulagens, marketing e publicidade digital e, principalmente, no apoio à comercialização, por meio da inclusão nos mercados convencionais, feiras e eventos realizados no território.

ESPAÇO PLURAL UNIVASF: Situado no bairro Malhada da Areia, em Juazeiro (BA), e vinculado à Proex, o Espaço Plural é sede dos Programas de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) e em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), bem como de diversos programas e projetos de extensão, como o Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC), a Revista Extramuros, o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), o Sertão Agroecológico, o Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiros Abdias Nascimento e Ruth de Souza  (Neafrar), o Sisteminha Embrapa: Sistema Integrado para Produção de Alimento, o Núcleo de Produção Orgânica e a Horta comunitária. O Espaço Plural é também o berço do Campus Juazeiro, pois sediou as atividades acadêmicas dos cursos de Engenharia, no período de 2004 a 2008.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário