GRANDE FESTA NORDESTINA, FORRÓ A CADA SEGUNDO, CAMPINA GRANDE FAZ O MAIOR SÃO JOÃO DO MUNDO

O São João de Campina Grande, Paraíba é uma das maiores festas populares do Brasil. Conhecida como “O Maior São João do Mundo”.

"Ó, linda flor, linda morena: Campina Grande, minha Borborema".

"Grande festa nordestina, forró a cada segundo, vamos fazer em campina o maior São João do mundo!"

A frase do saudoso Poeta e ex-Governador da Paraíba, Ronaldo Cunha Lima (Ex-Prefeito de Campina Grande) continua dando orgulho e ampliando os festejos juninos.

O Maior São João do Mundo, em Campina Grande na Paraíba, teve início com expectativa de reunir mais de dois milhões de pessoas nos 31 dias de festa. Até o dia 10 de julho, o Parque do Povo será palco de uma maratona de mais de 1.000 horas de forró, com cerca de 500 atrações entre cantores, bandas, trios de forró, grupos folclóricos e quadrilhas juninas.

A edição 2022 do Maior São João do Mundo presta homenagem a um dos maiores ícones da música regional nordestina e um dos maiores divulgadores de Campina Grande. O palco da Arena de Shows foi batizado de Palco Genival Lacerda, também conhecido como seu Vavá e senador do rojão, e que nos deixou em 2021, por sequelas da covid-19.

Os turistas e os paraibanos têm mais um motivo para visitar Campina Grande no período de São João. Com a maior festa popular do mundo confirmada para a partir do dia 10 de junho de forma presencial, diversos atrativos começaram a ser anunciados, a exemplo do Ônibus do Forró, um passeio cultural pela cidade, que soma lazer, turismo e conhecimento sobre tudo da cidade que promove o Maior São João do Mundo.e

Este ano, retorna o Ônibus do Forró que faz passeios nas ruas e avenidas da cidade. O passeio tem cerca de duas horas de duração. Nesse tempo, as pessoas fazem um passeio de conhecimento cultural por Campina Grande, passando pelos principais pontos turísticos, como o Monumento Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga, Memorial dos 150 anos da cidade, Parque das Crianças, Vila do Artesão e o Parque do Povo, QG do Maior São João do Mundo.

Durante os passeios, artistas vão contar histórias sobre Campina Grande e seu potencial turístico e cultural.

A saída do Ônibus do Forró é outro acontecimento. A concentração será na Vila dos Cactos, uma cidade cenográfica montada com elementos principais da cultura forrozeira, em um ambiente que mais parece um verdadeiro arraiá junino. A Vila fica em frente ao Museu de Arte Moderna, outro ícone de Campina Grande, obra de Oscar Niemeyer e que é conhecido também como Museu dos Três Pandeiros.

Durante as viagens, as pessoas vão conhecer um pouco mais do projeto Roteiros Integrados, que busca estimular e fortalecer o empreendedorismo dos artesãos, ícones culturais da culinária e atividades turísticas das cidades que integram o projeto e os municípios circunvizinhos. 

HISTÓRIA: As festas de São João são tradição em todo o Nordeste e a cada ano passam a atrair mais turistas e encantar pessoas de outras regiões. O São João de Campina Grande destaca a cultura nordestina e mostra ao público o que existe de melhor, desde as comidas típicas ao forró pé-de-serra, as belíssimas quadrilhas fazem os olhos dos que assistem brilharem junto com os vestidos rodados e tão bem trabalhados das dançarinas. 

A história conta que o São João de Campina Grande para ser grandioso, teve muitas mudanças desde o seu surgimento até os dias de hoje. 

“Campina sempre foi festeira”, defende a professora e memorialista Cléa Cordeiro. Segundo ela, antes de ganhar o título de ‘Maior São João do Mundo’, a cidade tinha mais de 300 quadrilhas dançando espalhadas pelas ruas e as pessoas se uniam para organizar suas festas de acordo com os lugares em que moravam, tudo de forma muito amadora. “Como espaço fixo para brincar São João existiam apenas os clubes. Essas eram as opções de aproveitar o período junino na cidade”, enfatiza.

A partir de 1983 a cidade começa a ganhar um espaço central dedicado aos festejos juninos. Foi quando começou com este nome de Maior São João do Mundo. É deste ano o registro do uso dessa denominação, uma sugestão do prefeito da época, Ronaldo Cunha Lima. Há inclusive uma foto que circula na internet de uma palhoça onde já tem o nome de Maior São João do Mundo.

Cléa lembra que o local não tinha infraestrutura e era tudo muito simples, quando chovia o chão virava lama. “Não sei bem o que motivou essa escolha, eu particularmente acredito que seja por causa do espírito de empreendedorismo do campinense, o amor por sua terra e o título pegou, ninguém se atreve a mudar”, diz.

No ano de 1986 o Parque do Povo teve a sua primeira parte construída, inclusive com o seu símbolo máximo. “Por um período a pirâmide foi chamada de forródromo e não pegou bem, acabou ficando o nome de pirâmide mesmo”, lembra. Na realidade, o responsável pela construção disse que não queria fazer uma pirâmide e sim uma fogueira mas por uma questão de acústica o formato ficou parecido com uma pirâmide. A construção caiu na boca do povo, que batizou oficiosamente de Pirâmide do Parque do Povo.

“A partir daí a festa foi se modernizando, ganhando as barracas e posteriormente a cidade cenográfica, atingindo assim a grandiosidade que conhecemos nos dias atuais”, conta Cléa.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário