ALUNOS DO CURSO TÉCNICO EM AGROECOLOGIA DO CETEP REALIZAM ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Três alunos do Técnico em Agroecologia do CETEP-SSF, Juazeiro, Bahia-(Centro Territorial de Ensino Profissional do Sertão do São Francisco), Antiga Escola Agrotécnica, realizam estágio supervisionado para conclusão de curso 2022. Os alunos são Anne Louise, Josielson Araujo e Valdiney Vital Guedes (Ney Vital).

No início do curso foram matriculados 35 alunos, mas apenas 03 chegaram ao estágio final e conclusão do curso. O estágio tem como objetivo aproximar o acadêmico ao meio profissional, através da conciliação da teoria com a prática. 

Os locais de estágio abrangem o Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF, IRPAA-Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada e o Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco.

A professora, Engenheira Agrônoma, Janine Cruz, especialista em Segurança do Trabalho, madrinha da turma, avalia que a agroecologia vai ganhar três valiosos colaboradores. "Durante o curso percebemos o quanto eles, estes três alunos venceram os desafios e compreenderam que a Educação Ambiental Transformadora é uma práxis social que potencialmente pode contribuir na construção de uma sociedade justa e solidária".

FUTUROS TÉCNICOS EM AGROECOLOGIA: 

Anne Louise, Pernambucana, 35 anos, natural de Belém do São Francisco. Diz que sempre foi dedicada aos estudos e envolvida com a natureza. "Minha família maior parte são agricultores e isso sempre me fascinou. Seguindo essa linha, resolvi cursar Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco, em Serra Talhada. A educação é onde eu me encontro. Com os contra tempos da vida, tive que adiar a finalização, mas, enquanto isso, resolvi fazer o Curso Técnico em  Agroecologia CETEP em Juazeiro-Ba. Sinto-me muito realizada. Meu estágio é no Espaço Plural da Univasf".

Josielson Araújo dos Santos tem 30 Anos, natural da cidade de Juazeiro, Bahia. Cerca de 25 anos da sua infância e juventude viveu no Distrito de Pinhões mas especificamente na fazenda Serra dos Badecas.

Na zona rural concluiu o ensino médio no ano de 2009. Josielson é Filho de produtores rurais e apaixonado por extensão rural e por já ter atuado na área embarcou no Curso de Agroecologia.

Josielson se orgulha da "Pespectiva de conclusão do curso e realiza seu estágio no Programa de Extensão Rural Ater Agroecologia da instituição IRPAA na sua comunidade de origem onde o mesmo é beneficiário do programa.

"Tenho a expectativa após a conclusão do curso oferecido pelo CETEP poder fazer o resgate histórico das comunidades rurais como também ajudar no melhoramento de suas propriedades seguindo e respeitando o histórico de  cada um. Sinto-Me sinto realizado e feliz e agradecido a Deus pelas conquistas, na certeza que chegamos ao nosso êxito diante desses tempos difíceis que passamos", disse Josielson.

Ney Vital, 53 anos é jornalista profissional. Membro da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental. Natural de Areia, Paraíba. Atua na área de jornalismo há mais de três décadas. É especialista em Ensino de Comunicação Social pela UNEB. Entrou no curso de Técnico em Agroecologia buscando  melhor compreender os conceitos teóricos do meio ambiente, que sempre o encantou e buscar novos projetos na área de jornalismo ambiental e as possibilidades de realizar mestrado e doutorado na área de jornalismo e agroecologia. 

Ney Vital apresenta o Programa de Rádio, na Cidade FM 95.7 e Cidade AM 870, onde destaca o cancioneiro vida e obra de Luiz Gonzaga e jornalismo voltado para a ecologia e meio ambiente. É atualmente jornalista da REDEGN empresa de comunicação. Em 2020 Ney Vital recebeu o título de Cidadão da Cidade de Exu, Pernambuco, terra de Luiz Gonzaga e da revolucionária Barbara de Alencar.

PARCEIROS ESTÁGIOS: O IRPAA é uma Organização Não Governamental sediada em Juazeiro, na Bahia. A Convivência com o Semiárido é a sua maior e mais importante meta. Soluções eficazes, que respeitam as características do povo e das terras desta região, são as alternativas que o instituto oferece através de seus diversos projetos. O Centro de Treinamento do Irpaa fica situado na localidade de Tourão, a 15 KM de Juazeiro. O site do IRPAA propõe que agroecologia se caracteriza pela produção de alimentos em harmonia com o ambiente natural, conservando a biodiversidade, diferentemente do modo mais comum de agricultura utilizada pelo agronegócio, que destrói o meio ambiente.

CESOL: O Centro Público de Economia Solidária Sertão do São Francisco (CESOL-SSF) é projeto vinculado à Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do Estado da Bahia (SETRE), através da Associação de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável e Solidário do Estado da Bahia (ADESBA).

UNIVASF: O Espaço Plural da Universidade Federal do Vale do São Francisco é sede dos Programas de Pós-Graduação em Extensão Rural  (PPGExR) e em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (PPGADT), bem como de diversos programas e projetos de extensão, como o Espaço Arte, Ciência e Cultura (EACC), a Revista Extramuros, o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), o Sertão Agroecológico, o Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiros Abdias Nascimento e Ruth de Souza  (Neafrar), o Sisteminha Embrapa: Sistema Integrado para Produção de Alimento, o Núcleo de Produção Orgânica e a Horta comunitária.

O Espaço Plural é também o berço do Campus Juazeiro, pois sediou as atividades acadêmicas dos cursos de Engenharia.

CETEP-SSF: O professor orientador do estágio é Charle Jean Alves da Silva. Charle Jean é engenheiro agrônomo, biólogos,  Mestre em Educação pela Universidade de Pernambuco (UPE), com ênfase em Educação Ambiental. Pós-graduado em Docência em Biologia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco-UNIVASF, especializado em Biologia pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário