CANTOR DEL FELIZ RECEBERÁ COMENDA 2 DE JULHO NESTA SEGUNDA-FEIRA (13)

As homenagens a Santo Antônio abrem as comemorações da maior festa popular do Nordeste, o São João. Após dois anos sem os tradicionais festejos, por conta da Covid 19, artistas, profissionais da cultura, comerciantes, famílias e turistas compartilham o clima de alegria e expectativas. 

Em Salvador, o dia 13 de junho começará com uma homenagem ao cantor, compositor e cordelista Del Feliz, considerado popularmente como embaixador do forró. Às 9h30, o músico receberá a Comenda 2 de Julho, no Plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

A honraria é uma proposição da deputada Neusa Cadore (PT) ao artista que, ao longo de 22 anos de carreira, tem contribuído para a valorização do São João da Bahia, para a afirmação da cultura nordestina e para a internacionalização do mais nordestino dos ritmos, o forró.

“Del é a síntese do povo do Nordeste, que luta, que espalha esperança, que resiste e que celebra suas raízes com muito orgulho. Homenagear a sua trajetória, é reconhecer uma vida dedicada à divulgação, valorização da música e das expressões da cultura popular nordestina. Estamos muito felizes de celebrar esse grandioso artista que toca a nossa alma com canções que exaltam as tradições, os territórios, a diversidade da nossa agricultura e os saberes da nossa gente”, destaca a deputada Neusa Cadore.

TRAJETÓRIA: Nascido no distrito de Barreiros, em Riachão do Jacuípe, Del Feliz possui uma longa história de superação e amor à cultura. Herdou de sua mãe, Dona Nicinha, o gosto pelo reisado, samba e cordel, elementos que caracterizam seu trabalho como artista e que o ajudaram a construir uma carreira sólida e de sucesso no âmbito do forró.

Seu trabalho se caracteriza pelo destaque aos elementos da cultura e identidade nordestina. Del, padrinho nacional da campanha que tornou o forró Patrimônio Cultural e Imaterial do Brasil, segue empenhado na busca do reconhecimento do ritmo como patrimônio da humanidade. É de sua autoria o “Hino do São João da Bahia”, música gravada com a participação de cerca de 40 cantores, principais representantes nos festejos juninos da Bahia, e divulgada em três diferentes idiomas: espanhol, francês e inglês. A canção foi aprovada pela ALBA como Hino Oficial do São João da Bahia.

Além de temáticas tradicionais do forró, o artista produz músicas que abordam temas como cultura, diversidade, ecologia, vacinação e incentivo à leitura. Ao longo da sua trajetória, Del construiu parcerias importantes com artistas como Gilberto Gil, Maria Bethânia, Dominguinhos, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Adelmário Coelho, Michel Teló, Santanna, Carlinhos Brown, dentre outros.

Possui 22 CDs e 3 DVDs, gravados de forma independente, realizou uma turnê nacional com destaque para o São João e tem passagens por diversos países, como França, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Japão, sempre divulgando as expressões da cultura nordestina.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário