LIVRO "EXU, CIDADE DA GENTE" É LANÇADO DURANTE SOLENIDADE OFICIAL

Em Solenidade Oficial na última sexta-feira (17), na cidade de Exu, cerca de 630 km da Capital Recife-PE, terra de Luiz Gonzaga, o prefeito Raimundinho Saraiva (PSB) realizou uma cerimônia de lançamento do Livro Didático: "Exu, cidade da gente". 

Escrita por autores exuenses, a obra traz o estudo da geografia, história e estudos regionais do município de Exu. Com um olhar de compreensão de forma lúdica e didática pela memória da história dos povos Ançus, fundadores, Bárbara de Alencar, Luiz Gonzaga e daqueles que deixaram sua marca na construção de um solo sagrado no sertão pernambucano. 

A professora Aldenir Araújo descreveu a Unidade 1 - Lugar de Viver; a também professora Marina Santana, a Unidade 2 - História e Memória; A professora Maria do Amparo Alencar, a Unidade 3 - Lugar de Memória; A professora Sabrina Guimarães Bacurau a Unidade 4 - Educação Socioambiental, o ambientalista Cícero Marcelino a Unidade 5 - Lazer e Turismo, e a Ex-Vice-Prefeita de Exu, Maria do Socorro Pinto Saraiva a Unidade 6 - Poder e Cidadania. 

O prefeito Raimundinho Saraiva destacou que o livro é um Marco Histórico de sua gestão. 

"Lançamos mais que um livro didático: "Exu, cidade da gente." É, além disso, a ressignificação de caminhos, pois oportunizamos aos nossos educandos e leitores o acesso à história do município, escrita por seus filhos,  autores genuínos desta obra. Acreditamos que ela surtirá seu efeito em toda a rede municipal de ensino que dela se apropria, impactando esta e as futuras gerações".

A Secretária de Educação do município, a professora Edilânia Tavares, frisou: "Uma obra didática de grande relevância, dada ao seu conteúdo histórico e a riqueza da nossa trajetória, construída ao longo dos anos por homens e mulheres que fizeram acontecer e deixaram seu legado".

Uma das autoras do livro, Maria do Socorro Pinto, falou representando todos os autores: "O momento que se registra é único porque marca a história do município com uma obra que será referência para os que dela se apropriarem e que nela buscarem o conhecimento, também nela identificando suas próprias raízes. E com um diferencial porque todos os seus autores são filhos dessa Terra, deste solo-mãe, que gerou em seu seio, almas desejosas de proclamar a sua identidade e enriquecer sua cultura, como nosso saudoso Luiz Gonzaga, marco principal do acervo cultural deste município".

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário