FEIRA COM PRODUTOS ORGÂNICOS COMEÇA A SER REALIZADA NA UNIVASF

Com o intuito de proporcionar um espaço para produtores de alimentos sem produtos químicos, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está realizando uma Feira de Orgânicos. A feira iniciou hoje (10) e contou com a participação de três produtores do Assentamento Terra da Liberdade, que trouxeram diversos alimentos entre legumes, hortaliças, verduras e frutas. 

A comercialização dos produtos será realizada toda sexta-feira, a partir das 8h30, na rampa do prédio da Reitoria, no Campus Sede, em Petrolina (PE).

A ação é um projeto de extensão realizado por meio da Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (Dacc), vinculada à Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em parceria com a Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Terra da Liberdade. 

O projeto já era realizado na Univasf, mas precisou ser interrompido, retornando agora em parceria com os agricultores do Assentamento Terra da Liberdade, que produzem os alimentos na horta orgânica coletiva do assentamento. Os consumidores podem encontrar nas bancas mel, banana, alface, chuchu, abóbora, melancia, manga, cenoura, batata e muito mais. A diretora da Dacc, Flora Romanelli Assumpção, conta que a ideia é expandir a feira, em meados de julho e agosto, para acontecer também em Juazeiro (BA). 

“Nós queremos dar apoio para esses dois locais com a produção de orgânicos e ao mesmo tempo facilitar o cotidiano das pessoas, tanto do Campus Juazeiro quanto do Campus Sede, levando produtos de qualidade e sem agrotóxicos”, ressalta a diretora. Ela enfatiza que a feira é um espaço de empoderamento social e visibilidade para o trabalhador rural, ao mesmo tempo em que leva saúde para a população.

Segundo o presidente da Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Terra da Liberdade, Idenildo Damião Genésio de Souza, esse espaço é essencial para divulgar o trabalho dos agricultores do assentamento. “Nós temos uma horta há três anos, então essa oportunidade que estamos recebendo da Univasf é importante para mostrar o trabalho que temos feito”, diz Souza, que destaca o desejo de expandir a feira montando mais bancas com alimentos orgânicos. (Fonte: Portal Univasf)

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário