EDIMILSON EUFRÁSIO: "UM NEORROMÂNTICO PÓS-MODERNO

O poeta e escritor Edimilson Eufrásio, paulista de Americana/SP, segue lançando e divulgando Brasil afora sua mais recente obra “Para toda a vida!” 

“Para toda a vida”, publicado em São Paulo, em 2018, traz reflexões que vão ao encontro do pensamento cristão, fé que o autor já mostrou em Lágrimas de Poeta. Ele acredita em tudo que os teólogos do medievo escreveram sobre a tradição cristã, que Deus existe, que Deus é amor, que só há salvação por intermédio dos ensinamentos de Jesus.

O autor acredita que o importante é tudo aquilo que se possa levar consigo a uma possível continuação da vida após a morte: “É uma bagagem de amor, de fé, de conhecimento, de solidariedade, de generosidade, de ensinamentos, isso tudo que você vai levar consigo e ninguém poderá tirar de você.” (EUFRÁSIO, 2018, p. 23).

Eduardo Jablonski, Mestre em Literatura Brasileira (UFRGS), define o poeta e escritor Edimilson Eufrásio como um neorromântico Pós-moderno e exemplificou: “usar a expressão ‘lágrimas’ é coisa de poeta romântico ou, no caso, neorromântico, porque estamos no começo do século XXI. O lado positivo é que os autores daquela escola cultivavam a liberdade criadora, e por essa razão Hegel (2000) os definiu como o ápice da cultura”.

Para Jablonski, a possível comprovação de que Edimilson Eufrásio seria um neorromântico é que defende a inspiração, o que era uma das características desses autores. “Há escritores que acreditam na inspiração como uma espécie de despejamento da alma.  Existem formas diferentes de se chamar ao mesmo objetivo, que é proporcionar ao leitor que atinja o sublime ao ler um texto”. 

O crítico gaúcho disse mais: “Edimilson Eufrásio se desnuda através da palavra. Seus pensamentos e crenças aparecem numa reflexão, num verso, numa imagem e o leitor vai se dando conta de que ser humano está ali, representado em texto”. Sua poesia assemelha-se a um bate-papo com o leitor, mas sempre em outro patamar, porque ele não apenas conversa, faz mais do que isso: filosofa e dá lições de vida”, analisou Jablonski. 

A literatura de Edimilson Eufrásio é puro sentimento. Quando percebe que as sensações transbordam de dentro de si, ele necessita colocá-las no papel ou num arquivo de computador. Provavelmente seja dessa forma o seu processo criativo. Edimilson Eufrásio é um poeta ou cronista, dependendo de como sua produção está disposta, porém, de tanto escrever acerca do amor e suas mais variadas nuances, é como se perambulasse pelo ensaios, porém um ensaio mais livre, como fazia Montaigne (1996). 

Mas tudo se baseia na inspiração e no sentimento. Trata-se de um caminho pedregoso e difícil de trilhar. Rilke (Rainer Maria) já ensinou que não deveríamos percorrer os grandes temas, porque todos os maiores já haviam escrito a respeito. No entanto, o escritor de Americana, cidade do interior de São Paulo, não se importa e vai adiante, construindo todas as suas reflexões em nome do amor.

A característica principal da poética de Edimilson Eufrásio, como ele próprio revelou num texto metalinguístico, é cultivar a inspiração e escrever em forma de desabafo, talvez sem revisar depois, como vários poetas fazem. Mas, às vezes, alguns versos se aproximam dos autores que têm por hábito reescrever os seus poemas. 

Em Para toda a vida, vemos um autor compartilhando sua busca sempre constante com o lado humano de cada um de nós a partir dele mesmo, suas reflexões, visão de mundo, dado que somos eternos aprendizes sendo preciso tempo para compreender, que “só o amor dá alforria, enche o mundo de alegria, faz a vida ter mais graça.” (A. CARVALHO, Canto d’Algibeira).  É comum encontrarmos no trabalho de Edimilson mensagens de viva esperança, solidariedade, fraternidade, tão necessárias para a atualidade, ferramentas importantes à nossa construção humana. A poesia e a boa literatura são a mais pura arte e como tal nos eleva, vivifica. 

Edimilson Eufrásio, poeta e escritor, tem 51 anos, natural de Americana/SP.  Membro Titular da Academia Jahuense de Letras – AJL/SP; Membro Titular da Academia de Letras e Artes de Praia Grande -ALAPG/SP; Membro Representante no Estado de São Paulo do Clube Literário de Gravataí/RS – CLG.

É autor das obras "Lágrimas de Poeta", "Regressando Além das Letras", "Uma vez Poeta, eternamente Poeta", " Para toda a vida !" e dezenas de antologias no Brasil e Portugal.

Mais de Edimilson Eufrásio:

 http://edimilsoneufrasio.com.br/

 https://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=10090

Por Aldy Carvalho, poeta e cantador, a partir de release e textos do autor

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário