SANFONEIROS SE REINVENTAM E DÃO O TOM CONTRA A CRISE DA FALTA DE SHOWS E APRESENTAÇÕES

Profissionais da área da música têm sofrido os impactos da pandemia, relatam dificuldades e dão o tom da reinvenção para sobreviver. A reportagem do BLOG NEY VITAL conversou com alguns deles. 

Com o fechamento de casas noturnas, pubs e bares e a proibição à realização de eventos, medidas adotadas pelos Governos dos Estados e aval das  prefeituras, exemplo Juazeiro e Petrolina para conter o avanço do coronavírus, músicos, produtores e outros profissionais do meio cultural ficaram sem boa parte da sua fonte de renda. 

Profissionais autônomos na sua grande maioria, a saída tem sido buscar alternativas para realizar as atividades. Um dos exemplos é o músico Silas França. Ele leciona aulas. Multi-instrumentista, Silas França participou de vários eventos e momentos relacionados à música Brasileira. Silas revela que acordeom é a sua especialidade. 

Influenciado por grandes acordeonistas nacionais e internacionais, Silas França domina diversos ritmos como a bossa-nova, chorinho, samba, reggae, música nordestina, músicas italiana e francesa, música instrumental, dentre outras. Participou de documentários e filmes sobre música, a exemplo do filme sobre Luiz Gonzaga, “De pai para filho”.

O sanfoneiro Flávio Baião no início de março 2020 havia apostado no empreendedorismo e junto com a família fundou o Espaço Baião Nordeste. "Tudo fechado e proibição tem que se reiventar. Com as dificuldades coloquei a venda a minha primeira sanfona que não pensava em vendê-la jamais".

Com o avanço da epidemia do coronavírus e os consequentes cancelamento de eventos e fechamento de locais públicos, o mercado da música ao vivo sofreu um dos golpes mais duros de sua história. Essa é a avaliação dos Sanfoneiros e musicos da região do norte da Bahia e Vale do São Francisco.

Da conhecida Terra dos Sanfoneiros, o município de Dom Inocêncio, no Sul do Piauí dá outro exemplo de resiliência através de seus sanfoneiro. Lá o músico Sandrinho do Acordeon também não se cansa de se transformar para minimizar os prejuízos durante a pandemia da COVID-19. Segundo Sandrinho o setor musical vive a maior crise da sua história. 

"A indústria fonográfica e a de música ao vivo passam por apuros e precisam de ajuda".  Sandrinho realiza no próximo dia 3 de abril, a live Sábado  de Aleluia, transmitido no canal de youTube sandrinho do acordeon, às 20hs.

"Estamos Diante de uma crise sem precedentes, o mercado musical está passando por um momento delicadíssimo e isso é opinião unânime de quem trabalha no ramo. A readequação do modelo físico para o virtual, adaptação técnica para um novo formato o digital e a busca incessante por novas formas de se reinventar no mercado são parte da rotina de músicos, produtoras e equipes técnicas que fazem da música seu ganha-pão", explica Sandrinho.

"Parou toda a atividade, fechamos as portas. Uma interrupção abrupta como essa jamais aconteceu. Não se tem referência na história do país. No mundo, só na guerra", finaliza Flávio Baião

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário