ALDY CARVALHO LANÇA MÚSICA "COISAS DO SERTÃO"

O poeta e cantador, escritor, contista, compositor e violonista pernambucano, de Petrolina, Aldy Carvalho, acaba de lançar a música Coisas do Sertão, uma parceria com Nildo Freitas, poeta, compositor, percussionista, ativista cultural e diretor do Site Brumado Verdade de Brumado, BA.

Coisas do Sertão que foi lançada oficialmente nesta sexta feira (23) no programa de TV, Ceará DiVerso da TV Verde Vale de Juazeiro do Norte – CE, fará parte de EP que o cantador petrolinense lançará em breve, nas mídias digitais. Gravada no Pro-Studio SP com produção de Cássio Martin e Lenir Sá do Vale Carvalho, tem na ficha técnica: Aldy Carvalho (violão e voz); Tony Marshall (violão e arranjos); Tapioca (baixo); JB (zabumba, triângulo, bloco sonoro); Olivinho (acordeon).   

O jornalista e professor Emanuel Andrade revela que desde que rumou para São Paulo nos anos 80, Aldy Carvalho fez um pacto para realizar seus sonhos através da arte, sem perder as raízes com o universo sertanejo e com as águas do rio São Francisco, onde pescou e se banhou bastante na infância. Vejamos o que diz Aldy sobre seu trabalho:

 “Meu trabalho de compositor, cantador é povoado de xotes, baiões, toadas, martelos, emboladas, cantigas de roda, sagas e fábulas. Um ajuntado de cantigas, o lirismo do Sertão, das léguas que andei”. “Desde muito cedo inventava e contava histórias e causos para crianças. Era comum nos reunirmos na calçada, no terreiro, alpendres, para a contação de histórias, causos de assombração, anedotas e advinhas”. 

Ainda, conforme Emanuel, a versatilidade e o trânsito livre nos campos da música e literatura, há anos, asfaltam a trajetória artística do poeta e cantador petrolinense.

Em sua discografia encontramos Redemoinho (Lp1984 e CD2000), Alforje (2011), Cantos d’Algibeira (2014) e SerTão Andante (2018) além de música original para o filme/documentário Memórias da boca, (São Paulo, 2015); música original para o filme Danças e Cantigas do Sertão, do diretor Luciano Peixinho (Petrolina/PE, 2019). Participação especial no CD Espelho d’água, obra do cantador Décio Marques e nos CD’s da série Festivais do Brasil, v.05 e 06 de 2009 e 2010. 

 De sua obra literária podemos destacar o livro de contos Mémórias de Alforje:5 Contos do Cantador, publicado pela Editora Multifoco – RJ, em 2018  e pela Editora Luzeiro - SP, os cordéis: A História das Copas do Mundo em Cordel (produção coletiva), A Ganância de um Preguiçoso e No Reino dos Imbuzeiros – premiado em concurso nacional do MinC. 

Em parceria com o poeta João Gomes de Sá publica pela Editora Nova Alexandria - SP em 2019 o livro, VIA SACRA, O Caminho da Luz – em cordel. Seu poema\música Giralume foi inserido na obra Língua Portuguesa, Geografia e História, 4º Ano, Global Editora, 2016.  Recebeu Menção Honrosa no 21º Concurso de Contos Paulo Leminski (2010) com o conto José e Chico: os dois vaqueiros e no 25º Concurso de Contos Paulo Leminski (2014) com o conto A Peleja (Memórias de alforje).

Além do EP a ser lançado em breve, Aldy revela que está no prelo, a ser lançado pela Editora Nova Alexandria, São Paulo, o livro, O Cavaleiro das Léguas, em verso com a cantiga de mesmo nome e partitura ao final, com QRCode para o leitor  ouvir a música. Também está pronto e será lançado no segundo semestre de 2021 o seu mais recente Cordel, O Menino Encantado.   

Você  encontra  mais de Aldy Carvalho, em:

Email: pazinko@gmail.com

 www.aldycarvalho.blogspot.com

https://m.facebook.com/aldy.carvalho

https://open.spotify.com/artist/0ZgbXQKrj3idC91dmj5jEs

https://itunes.apple.com/br/artist/aldy-carvalho/id400065980

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário