SEMINÁRIO INTERNACIONAL COMEMORA DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado no dia 3 de maio, contará neste ano com um seminário internacional de dois dias organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e diversas entidades envolvidas na defesa da causa. O evento terá painéis nos dias 3 e 4 de maio, das 16h às 17h30. 

O tema de 2021, “Informação como bem público”, destaca o papel essencial do jornalismo livre e independente na produção de notícias. Chama a atenção também sobre a importância da informação verificada de interesse público, e alerta sobre a necessidade de se garantir a segurança dos jornalistas. Outro ponto central do seminário será a polarização e a liberdade de imprensa.

Entre os convidados, estão o ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso (TSE); Flavia Lima, ombudsman da Folha de S. Paulo; Marlova Noleto, representante da UNESCO no Brasil; Guilherme Canela, chefe global de liberdade de expressão da entidade, e Amanda Ripley, jornalista e autora de High Conflict: Why We Get Trapped and How We Get Out.

Neste ano, a data coincide com o 30º aniversário da Declaração de Windhoek para o Desenvolvimento de uma Imprensa Livre, Independente e Pluralística, documento que afirma o compromisso da comunidade internacional com a liberdade de imprensa.

As discussões durante os encontros virtuais serão pautadas sobre medidas para garantir a viabilidade dos veículos de comunicação, incluindo a segurança dos jornalistas e sustentabilidade econômica; mecanismos para garantir a transparência das empresas de internet; e incentivos à chamada educação midiática e informacional, que permitam às pessoas reconhecer e valorizar, bem como defender e exigir, o jornalismo como uma parte vital da informação como um bem público.

Os dois webinars vão contar com tradução simultânea e transmissão pelos canais da UNESCO no Brasil e entidades parceiras. A iniciativa tem o apoio da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Associação Nacional de Jornais (ANJ), Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER), Associação de jornalistas de educação (Jeduca), Instituto Palavra Aberta, Folha de S. Paulo, Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil.

Programação: 3 de maio: INFORMAÇÃO COMO BEM PÚBLICO  16h – 17h30 – horário de Brasília

Abertura: Patricia Blanco (Instituto Palavra Aberta) | Participantes: Ministro Luís Roberto Barroso (TSE), Flavia Lima (Folha de S. Paulo), Flávio Lara Resende (ABERT), Marlova Noleto (UNESCO) | Moderador: Marcelo Rech (ANJ)

4 de maio: POLARIZAÇÃO E LIBERDADE DE IMPRENSA | 16h – 17h30 – horário de Brasília | Português e Inglês – com tradução simultânea

Abertura: Representante da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil (a confirmar) | Participantes: Amanda Ripley (Palestrante Internacional), Guilherme Canelas (UNESCO), Aline Midlej (GloboNews) | Moderador: Guilherme Amado (ABRAJI)

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário