Gripe: Juazeiro e Petrolina em alerta contra a infecção pelo vírus influenza; em Juazeiro cinco casos já foram confirmados

A mudança de temperatura em Juazeiro e Petrolina provoca  um período de alerta. A temporada de clima frio, termômetros que na região ultrapassam 35º  neste período atinge até 20º, o que para o sertanejo é frio.

E isto traz um alerta: a circulação da gripe e a forma de evitar a gripe e/ou atenuar os seus sintomas é por meio da vacina. 

As Secretarias Municipais da Saúde de Juazeiro e Petrolina  através de nota já solicitaram aos pais e responsáveis por crianças em idade de seis meses a menor de seis anos a buscarem a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para imunização deste grupo contra o vírus H1N1, H3N2 e Influenza B. 

Esta solicitação tem em consideração os números de casos  suspeitos, confirmados e número de óbitos decorrentes da infecção pelo vírus influenza.

A Superintendência de Vigilância em Saúde alerta aos pais  e responsáveis das crianças  que verifiquem os cartões de vacina e procurem as unidades de saúde. 

Juazeiro já registrou 15 casos suspeitos, sendo que  destes, cinco casos já estão confirmados e dois óbitos já  foram confirmados por decorrência da infecção pelo vírus influenza.

Em Petrolina o alerta foi dado pela Secretaria Estadual de  Saúde de Pernambuco (SES-PE). Segundo a pasta, no mês de  maio, um homem de cerca de 50 anos residente em Petrolina,  morreu em fevereiro por influenza A não subtipada - quando  o exame laboratorial não detecta o subtipo da doença. 

Ainda em Petrolina a Secretaria de Saúde, por meio da  Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde, informou que, no último dia 28 de maio foi notificado pelo Hospital Universitário (HU) de Petrolina um caso suspeito de Síndrome Respiratória Aguda Grave. 

A paciente, uma mulher de 30 anos, foi internada no dia 28  de maio apresentando sintomas como febre, tosse, falta de  ar, com início dos sintomas no dia 21 de maio. Informações colhidas durante a investigação, foi realizado que a paciente viajou para o município de Souza e Marizopólis no  estado da Paraíba em 09/05/2019 e retornou no dia 10/05/2019 para Petrolina. 

No dia 21/05/2019 começou a apresentar sintomas gripais como tosse seca e coriza. No dia seguinte começou a apresentar febre, e devido ao agravamento dos sintomas respiratórios, a família decidiu levar para o HU no dia 28/05/2019. 

A paciente após entrada teve piora do quadro sendo encaminhada para UTI e falecendo no dia 06 de Junho. No mesmo dia da internação o hospital realizou a notificação  do caso suspeito e entrou em contato com a vigilância do município que tomou todas as pedidas preconizadas para o caso de acordo com diretrizes do Ministério da Saúde.

As amostras de exames da paciente foram encaminhadas para o LACEN-PE, e o resultado é aguardado para confirmação do caso.

As baixas coberturas vacinais registradas na Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe acenderam um alerta e o Ministério da Saúde prorrogou a vacinação até o dia 22 de junho.

De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização assegura proteção contra três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e Influenza B, e é uma importante aliada contra a gripe, sobretudo no período do inverno, quando há uma maior transmissão do agravo. 

Isso porque, durante essa estação, as pessoas procuram se resguardar em locais fechados com mais frequência. Como o vírus se propaga pelo ar, as pessoas, principalmente, as dos grupos prioritários para vacinação, ficam mais suscetíveis.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário