PROGRAMA REVISTA COM ISABELLA ORNELLAS DESTACA IMPORTÂNCIA DO FORRÓ COMO PATRIMÔNIO DA CULTURA BRASILEIRA

Salvaguardar as matrizes do forró significa oferecer condições de materializar o potencial da cultura, da diversidade e da identidade do povo nordestino. Essa compreensão foi um dos temas tratados no Programa de Rádio REVISTA TROPICAL, transmitido pelo Tropical Sat FM 102.5, Juazeiro Bahia. O programa é apresentado pela jornalista Isabella Ornellas.

O jornalista Ney Vital durante o programa fez um balanço do andamento do Projeto que tramita no IPHAN onde está a proposta de tornar o forró Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira.

Ney Vital ressaltou a cadeia produtiva do forró que gera riquezas não só no período de festas juninas. "O forró gera renda o ano inteiro, porque é uma forma de cultura viva, presente no cotidiano das grandes, médias e pequenas cidades de todo o país. Ele é importante para a identidade de uma nação e imprescindível para a educação e a cultura", disse.

Em 2011, a Associação Cultural Balaio Nordeste encaminhou ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) o pedido de registro das Matrizes do Forró como Patrimônio Cultural do Brasil. Desde então, a associação vem realizando fóruns estaduais com objetivo de mobilizar os forrozeiros e promover espaços para o debate das questões pertinentes ao pedido.

Em contato com a redação do Blog, Rozania Macedo, presidente da Comissão Estadual do Forró na Bahia, cita que 417 municípios baianos se beneficiam economicamente com as festividades de São João.

"É preciso registrar o forró como patrimônio imaterial. Onde se planta e semeia uma cultura, se colhe o forró", comentou Rozania.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário