Matrizes do forró podem ser reconhecidas como Patrimônio Cultural do Brasil

O Forró é um dos gêneros musicais mais disseminados no país e faz parte da formação da identidade cultural do brasileiro. As matrizes do forró estão passando por um processo de reconhecimento e identificação como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 

Em 2011, a Associação Cultural Balaio do Nordeste encaminhou ao Iphan o pedido de registro. Desde então, estão sendo realizados encontros e fóruns para debater a questão e mobilizar profissionais deste gênero musical em diversos estados do país. 

O diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, Hermano Queiroz diz que "O registro de bens culturais de natureza imaterial, significa para além da identificação desse bem e sua valorização, a salvaguarda", explica Hermano. 


Hermano ainda destaca que, apesar de ser natural que um bem cultural se altere com o passar do tempo, é preciso preservar as matrizes que deram origem a essa manifestação.

"Quando se busca o registro se busca pensar em formas e estratégias para fortalecer esses grupos que praticam essas chamadas matrizes tradicionais". No caso do forró, entram nessa categoria o baião, o xaxado, o xote, o forró pé de serra. 

Fonte: Agencia Brasil
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário