Flávio Leandro, Philarmônica 21 de Setembro e a capacidade de elevar o coração, alma e espírito da humanidade

Pela primeira vez o poeta cantador e compositor Flávio Leandro fez uma apresentação e foi tocado por uma orquestra com arranjos e regência. O espetáculo aconteceu na Concha Acústica de Petrolina, Praça da Catedral e contou com a formação completa da Philarmônica 21 de Setembro com 45 músicos. 

Detalhe: Na regência da Philarmônica o maestro Helio Lima. Presença de dois sanfoneiros: Genival do Cedro e Ivan Greg.

Em vida o professor e maestro Radegundis Feitosa disse que "só os gênios poderiam através de sua performance esmerada, dedicada e criativa de instrumentistas e compositor, transformar, para melhor, os conceitos tradicionais do mundo da música."

Flávio Leandro proporcionou diante de um grande público, a maestria de mostrar em sua trajetória artística a capacidade criativa e original de movimentar as sequências harmônicas de suas composições, no tratamento contrapontístico sempre presente, no cuidado com os detalhes da orquestração.

Os músicos da Philarmônica 21 de Setembro, mais o maestro, sanfoneiros e Flávio Leandro elevaram o conceito da música numa exibição de uma noite do mês de junho, nas margens do Rio São Francisco.

Dominguinhos, Sivuca e Luiz Gonzaga ao se apresentarem com orquestração completa se emocionaram. Dominguinhos chegou a chorar tamanho o sentimento quando introduziu a sanfona  e suas músicas no universo sinfônico. 

Cissa Leandro, revelou que "tocar com a Philarmônica 21 de Setembro de tantas histórias no mundo da cultura e das artes é um privilégio e o encontro de Flávio Leandro foi tão emocionante, proporcionou tanta alegria e prazer e o público compreendeu a dimensão e essência das poesias e seus arranjos".

Aplaudido pelo público, Flávio Leandro fecha os olhos e o imaginário do cantador viaja encantado. Pensei: certamente, o poeta se fez som e essa mesma paixão, que arrebatava o menino nascido em Bodocó Pernambuco quando ouvia música no rádio da família, reverberou ainda mais forte nos acordes de sua música orquestrada.

Flávio Leandro e a sua incansável disposição para aceitar desafios garantiu para os que se fizeram presentes saber das possibilidades da música de alto nível ser uma expressão que pode elevar, alegrar o coração, alma e espírito da humanidade.

O secretário executivo de Cultura, Cássio Lucena, disse que o sentimento é de gratidão ao público e aos artistas convidados. "Foi uma noite primorosa onde o diálogo entre o erudito e o popular fizeram um perfeito casamento. Daqui pra frente, nossos concertos terão sempre diálogos com obras de outros compositores e artistas. Estamos muito satisfeitos e agradecidos".

Segundo o maestro Hélio Lima, o concerto é para reafirmar as raízes nordestinas e a força da cultura no cenário brasileiro. 

O concerto teve a coordenação da secretaria-executiva de Cultura de Petrolina e da Fundação Nilo Coelho.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário