Senhor do Bonfim: sanfona de luto. Morre Chiquinho da Sanfona

Morreu nesta terça-feira 26, aos 78 anos, em Salvador o sanfoneiro Chiquinho. Nascido Francisco Candido dos Santos, teve a trajetória musical batizada como Chiquinho da Sanfona.

Natural de Afogados da Ingazeira, Pernambuco, ganhou fama em Senhor do Bonfim, cidade baiana conhecida como a Capital do Forró. Seu Chiquinho era primo legitimo do Mestre Camarão.

"Seu Chiquinho" nos anos 70, aos 23 anos, frequentava o Forró de Pedro Sertanejo, pai de Oswaldinho. Em um dos programas ele tocou ao lado de Luiz Gonzaga. Naquele período o Programa de Rádio de Pedro Sertanejo era um dos líderes de audiência. Seu Chiquinho guardava as fotos dessa época considerada por ele, um período de grande aprendizados ao lado do Rei do Baião.

Devido a amizade Luiz Gonzaga costumava frequentar Senhor do Bonfim, pois era um apreciador de feiras livres. Atualmente A feira livre de Senhor do Bonfim é considerada a segunda maior do nordeste em extensão, com cerca de 1,2 Km. 

A morte de seu Chiquinho deixou consternado vários Grupos de Amigos Gonzagueanos espalhados pelo Nordeste. 

"Seu Chiquinho era um apaixonado pelas músicas de Luiz Gonzaga e em especial os festejos do mês de dezembro quando ele visitava Exu, Parque Asa Branca", aponta o cantor e compositor Raimundinho do Acordeon. 

O professor Aderaldo Luciano, paraibano, radicado no Rio de Janeiro,  diz que o sanfoneiro será lembrando com um dos seus "amigos que partiram tão cedo, em carruagens de fogo e brasa, pela estrada da eternidade, pela serenidade onde o corpo repousa e a alma avoa, pelas cordilheiras do céu, pela ferrovia imensa que sai do Planalto Central, desce pelo sertão rotundo e resplandescente e vai serpenteando até o mar". 

O sepultamento acontece na quarta-feira 27, em Senhor do Bonfim às 8h30.

Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário