Projeto ‘SOS Abelhas’ retira colmeias que oferecem risco à população, em Petrolina

Com o objetivo de diminuir a prática do extermínio de abelhas em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o projeto ‘SOS Abelhas’ ajuda a solucionar problemas envolvendo os insetos, através da remoção, captura e retirada de colmeias na cidade. O serviço pode ser solicitado por telefone, em horário comercial. No Brasil, o ato de matar abelhas indiscriminadamente é considerado crime ambiental.

O grupo ‘SOS Abelhas’ nasceu em 2018, através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Petrolina e outras instituições do município, como o Centro de Conservação e Manejo de Fauna da Caatinga (Cemafauna), o Corpo de Bombeiros, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Associação de Criadores de Abelhas do Município de Petrolina (Ascamp), entre outras. Ao todo, são 36 membros na equipe.

“O procedimento foi dado início na Promotoria do Meio Ambiente, por uma preocupação do Corpo de Bombeiros justamente com a questão do extermínio de abelhas ser crime, e diante dos chamados que muitas vezes eles recebiam [da população]”, disse a promotora Rosane Cavalcanti.

A remoção das colmeias é realizada, pelos servidores municipais, geralmente, no turno da noite, pois é quando as abelhas se concentram no abrigo. Após serem capturadas, as abelhas são levadas para os apiários localizados na Associação de Criadores de Abelhas do Município de Petrolina (Ascamp). “A gente faz ao anoitecer mais por motivo de segurança. E por aproveitar todas as abelhas, que já vieram para a sua morada”, explicou Natalício Luiz de Sá, presidente da Ascamp.


Além do trabalho de remoção, captura e retirada de colmeias, o grupo ‘SOS Abelhas’ também chama a atenção da população para a importância das abelhas para o meio ambiente, já que os insetos são responsáveis por cerca de 80% da polinização das plantas do bioma Caatinga, e são essenciais para a produção de frutos na região. “As abelhas são insubstituíveis. Lógico que podem trazer risco à vida, e esse projeto foi todo pensado no meio ambiente, mas também em diminuir qualquer risco que pudesse advir desse resgate e da translocação dessas abelhas”, enfatizou Rosane Cavalcanti.

A solicitação de retirada das abelhas pelo projeto ‘SOS Abelhas’ pode ser feita através do telefone do CCZ, (87) 3867-4774, ou do Corpo de Bombeiros, (87) 9 8877-249
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário