Mestre Jaime se prepara para mais um desfile da bicharada, em Salgueiro, Pernambuco

Cerca de cem bonecos gigantes deverão desfilar no tradicional bloco da Bicharada do Mestre Jaime, durante a programação do carnaval 2019 de Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. A festa terá início no dia 1º de março e segue até o dia 05. O quase centenário Jaime Alves Concerva, ou Mestre Jaime, como é popularmente conhecido, é o criador do bloco.

Tudo começou ainda em 1946. No início, Mestre Jaime produzia os bonecos à mão e com materiais simples, como papelão, barbante, jornal, goma e tinta. O talento para o trabalho manual se revelava também na costura, através dos cerca de 35 paletós que já confeccionou para uso próprio. “Comecei em 1946. Servi o exército até 1942, aí vim para cá, e daí em diante comecei a botar o bloco na rua. Quando era à tardinha, as famílias botavam as cadeiras na sombra para ver os blocos passarem, porque eram muitos", lembrou.

 nome “bicharada” faz alusão às máscaras de bicho produzidas por Mestre Jaime, para o bloco, que hoje também conta com bonecos em forma de pessoas. No entanto, mais de 60 anos depois do primeiro desfile, o bonequeiro, hoje com 96 anos, não produz mais, devido à idade. O trabalho fica nas mãos de familiares. Um deles é o filho, Jaime Concerva. O professor é um dos responsáveis por manter viva a tradição da bicharada.

“Eu, na verdade, nasci três anos após a fundação do bloco, e aí já fui crescendo no ateliê, mexendo em barro, gomas, grudes. E essa atividade durante todo esse período faz com que você goste da coisa e não saiba nem sair mais. Eu profissionalmente não dependo disso, mas como diversão e emoção, e como prazer pessoal, eu adoro estar mexendo nesses bichos do mestre”, enfatizou.

A idade também impede o Mestre Jaime de desfilar a pé pelas ruas de Salgueiro, junto com a bicharada, como antes. Assim como 2018, este ano o bonequeiro irá desfilar em um carro alegórico especial e adaptado, para aproveitar a festa que mais gosta..

“No ano passado, ele já não tinha essa estrutura para sair a pé. Então, a gente teve a ideia de fazer um micro carro alegórico tipo carrinho de supermercado, pequeno, e a gente fez a forma de um Calhambeque 29. Esse ano, a gente quer voltar às origens, trazer um animal da fundação do bloco, um animal que tenha a cara dele. Esse ano ele vai sair num carro alegórico conduzido pelo povo, e tendo a sensação que ele está sobre um pavão”, explicou.

Mesmo no auge dos seus 96 anos, recém-completados, a vontade de viver a magia do carnaval fala mais alto para o eterno carnavalesco Mestre Jaime. "Sempre gostei, e agora eu tenho poucos anos pra viver, e continuo gostando", afirmou.

A Bicharada do Mestre Jaime sairá pelas ruas de Salgueiro no dia 03 de março (domingo) e também na terça-feira de Carnaval, dia 05.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário