Gilvan Sales e o ideal do Museu Luiz Gonzaga e o Sertão, em Madalena, Ceará

Gilvan Sales é um visionário empreendedor e desde criança é alimentado pelo universo musical de Luiz Gonzaga.

O atual vereador Gilvan Sales, de Madalena-Ceará é um desses “gonzagueanos” que acredita na valorização da cultura e para isto tem se dedicado a preservação da memória vida e obra de Luiz Gonzaga.

Prova disto é a dedicação para o Museu Luiz Gonzaga e o Sertão, um patrimônio que coloca a cidade de Madalena para ser uma das referências do turismo cultural e visibilidade para que os adeptos da cultura possam conhecer as referências da música interpretada por Luiz Gonzaga.

O museu LUIZ GONZAGA E O SERTÃO, será inaugurado ainda este ano (2019) e disponibilizará um vasto e precioso
acervo composto de discos de cera e vinil, CD's, livros, 
revistas, cartazes, recortes de jornal e objetos relacionados com a carreira do Rei do Baião. 

"O museu reunirá também centenas de objetos do Nordeste de outrora, muitos já em desuso, como bolandeiras, objetos de cerâmica, artesanato em couro e madeira, além de apetrechos da agricultura e da pecuária que remetem ao sertão cearense dos séculos XIX e XX", revela Gilvan ressaltando que adquiriu também aviamentos de casa de farinha e um engenho para fabricação de mel e rapadura.

“Inicialmente eu me interessava apenas pela música e passei a adquirir todos os LP's de Gonzaga, dando preferência aos originais, embora não descartasse os relançamentos. Depois disso passei a comprar discos de cera, LP's de 10 polegadas, CD's e outras mídias contendo a obra do Rei do Baião. Sertanejo que sou, filho, neto e bisneto de fazendeiros da região de Madalena e Quixeramobim, sempre me interessei por esse universo e quando nasceu a idéia de criar o museu, passei a adquirir outros objetos que reforçam essa ligação da música de Gonzaga com o sertão”, conta Gilvan Sales.

Ele relembra que, em meados da década de 1960, Luiz Gonzaga esteve em Madalena, a convite do vigário de então, Padre Gotardo Lemos, lançando o livro “O sanfoneiro do Riacho da Brígida” do escritor Sinval Sá. Padre Gotardo é autor da canção “Obrigado João Paulo II”, feita por ocasião da primeira visita do Santo Padre ao Brasil, gravada por Luiz Gonzaga em compacto RCA, no ano de 1980.

Gilvan ainda revela que Madalena é berço de grandes sanfoneiros, com destaque para as famílias Araújo (Mário, Nelson, João, Gilberto, Edmundo e Pedrinho), e Carloto (do patriarca Carloto Costa, pai de Raimundo Carloto, Valnir e seus manos), além do conhecido Zé do Norte, instrumentista respeitado e produtor de artistas consagrados, do chamado forró pé de serra.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário