Papagaios são devolvidos à natureza em Lagoa Grande, as aves nativas da Caatinga estão ameaçadas de extinção e foram resgatadas de cativeiros

Sessenta e quatro papagaios, da espécie “verdadeiro”, foram soltos em uma área de preservação ambiental, no município de Lagoa Grande, no Sertão de Pernambuco. As aves nativas da Caatinga estão ameaçadas de extinção e foram resgatadas de cativeiros. De cabeça amarela, bochechas azuis esverdeadas e ombros vermelhos, o papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) mede de 35 a 37 centímetros de comprimento e pesa cerca de 400 gramas.

“Esses papagaios são provenientes de apreensões feitas em feiras, mercados, residências e por pessoas que, voluntariamente, conhecendo o projeto de reintrodução desse papagaios na natureza, vêm e entregam no Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres), em Recife”, explica Djalma Paes, diretor-presidente da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

Antes de serem soltas, as aves passaram por um período de reabilitação. O processo, que dura cerca de um ano, tem como objetivo fazer com que os papagaios reaprendam a viver na caatinga.

“Quando ele passa esse processo de 10, 20, 30 anos em cativeiro, a gente tem que retrazer isso [viver na caatinga] pra ele, ou seja, treinar eles novamente, fortalecer os instintos deles, mostrando alimentos naturais, possíveis predadores pra eles começarem a fugir e, o principal, fortalecer a musculatura”, diz o biólogo Yuri Valença, coordenador do Centro de Triagem de Animais Silvestres da CPRH.

A soltura das aves faz parte do projeto Papagaio da Caatinga, uma parceria que envolve a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) e a Agência Estadual de Meio Ambiente. Os moradores da região também foram inseridos nesse processo. Eles foram orientados sobre a importância de proteger os animais.

“Uma das nossas preocupações é que gerações futuras não tenham que ver isso apenas em fotografia. E o que depender da gente, dos vizinhos, das pessoas, da região, hoje eu tenho a ideia de que existe uma consciência preservacionista, e o que está em nosso alcance para difundir isso aí, a gente continua fazendo”, afirma o empresário José Ramos da Silva Filho.
Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário