Xilogravura: Mestre Dila ganha memorial em Caruaru, Pernambuco

Caruaru, Pernambuco, vai ganhar um novo espaço cultural neste sábado (16), com a inauguração do Memorial Mestre Dila, na Rua Antônio Satu, nº 36, por trás do Parque de Eventos Luiz ‘Lua' Gonzaga, sob a curadoria de Valdez Soares, filho do artista. A programação contará com apresentação de trios de forró pé-de-serra.

O cordelista e xilogravurista, José Soares da Silva, o Mestre Dila, ganha a homenagem prestes a completar 82 anos. Ele, que reside em Caruaru desde 1952, é Patrimônio Cultural de Pernambuco, título reconhecido pela Secretaria Estadual de Cultura - Fundarpe. 

Dila foi o pioneiro a fazer as permutas entre clichês por cordéis com os próprios poetas andarilhos cordelistas e é considerado um dos artistas mais completos de todos os tempos da cultura popular brasileira.

Mestre Dila ganhou o título de Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2002. O filho dele, Valdez Soares, conta que o pai não gosta muito do título, nem de ser chamado de "mestre".

"Ele sempre diz: 'Mestre, só Deus, meu filho'. Meu pai é um homem muito religioso", revela. A Lei de Patrimônio Vivo reconhece o trabalho dos mestres, mestras e grupos do estado. A Lei prevê a concessão de bolsas vitalícias como incentivo pela realização e perpetuação das atividades artísticas.

Foto: Ricardo Moura



Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário