ROTA DO VAQUEIRO-SABENÇAS E CANTORIAS NO SERTÃO EMOCIONA EXUENSES, TURISTAS E VISITANTES

Fé. Arte. Cultura. Banda de Pife de Seu Louro. Sanfona e Violas. A noite desta quinta-feira (31), em Exu, Pernambuco, terra de Luiz Gonzaga, foi marcada de muita emoção e sons, valorização da cultura do vaqueiro. Com o objetivo de garantir um auxílio aos fazedores de cultura da região, o tradicional evento Missa do Vaqueiro de Serrita, ganhou três prévias no mês de março.

O projeto “A Rota do Vaqueiro – sabenças e cantorias no Sertão” envolveu três municípios sertanejos: Moreilândia (dia 26), Serrita (dia 29) e Exu (dia 31). A programação contou com apresentações de trios de forró pé de serra, repentistas, aboiadores, bandas de pífanos, recitais e depoimentos gravados. 

O evento encantou centenas de pessoas na frente da Igreja Matriz. O cantor Kinho Ramalho, a produtora Nadir viajaram de Caruaru para prestigiar o evento.

O projeto foi viabilizado com recurso do da Lei Aldir Blanc e apoio das prefeituras e do Governo de Pernambuco. Segundo os organizadores, as festividades devem gerar cerca de 140 empregos. 

A literatura sempre retrata a devoção, mística e forte emoção que é sentida na Missa do Vaqueiro ao ouvir sanfona e violeiros.

“Quarta, quinta e sexta-feira/sábado terceiro de julho/Carro de boi e poeira/cerca, aveloz, pedregulho/Só quando o domingo passa/É que volta os viajantes aos seu locais primitivos/Deixa no caminho torto/ o chão de um vaqueiro morto úmido com lágrimas dos vivos", resta agora o terceiro domingo de julho chegar para ouvir os versos de Ivanildo Vila Nova, em Serrita, Pernambuco. (Texto: jornalista Ney Vital. Fotos: Rafael-@belezasdomeuexu


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário