ALUNOS DO CETEP-SÃO FRANCISCO E DO IFSERTÃO CAMPUS SANTA MARIA DA BOA VISTA VISITAM O CENTRO DE FORMAÇÃO DOM JOSÉ RODRIGUES-IRPAA

Neste sábado (26), o IRPAA-Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, através do Centro de Formação Dom José Rodrigues, recebeu um grupo de alunos e professores do curso Técnico em Agroecologia, do CETEP SSF-Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco, Juazeiro, Bahia e do campus Santa Maria da Boa Vista do Instituto Federal do Sertão Pernambucano-IFSERTÃO, Curso Técnico em Agropecuária. 

O grupo de alunos do CETEP-SSF foi liderado pela professora Janine Souza da Cruz, engenheira agrônoma, Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho. Os alunos do IFSERTÃO, teve a liderança da professora, doutora em Extensão Rural-Universidade Federal do Vale do São Francisco, Cristiane Marinho e da diretora de Ensino do Curso Integrado em Agropecuária, professora mestre Danielle Costa.

Os visitantes foram recepcionados pela equipe do IRPAA, tendo a oportunidade de conferir um Dia de Campo, e uma amostra sobre técnicas e metodologias, práticas contextualizadas, ações de convivência com o semiárido, além do estudos sobre o clima, tecnologias de aproveitamento de água, beneficiamento da produção familiar, dentre outros temas ligados à realidade do Semiárido, como educação e geração de renda.

A troca de saberes foi conduzida pelo zootecnista, Técnico Agropecuária, mestre André Rocha e Paulo César. Os alunos colaboradores Antonio Marcos e Jadson Reis também participaram das palestras.

Após, as boas vindas dadas embaixo de um pé de juazeiro, os visitantes conheceram alguns projetos desenvolvidos pelo Irpaa e diversos parceiros na busca de uma vida digna no semiárido, geração de renda e uso consciente dos bens da natureza.

Os alunos Josielson Araújo e Anne Louise, da disciplina Agroecologia e Permacultura II, CETEP-SSF destacaram que "é a visita é super válida, uma aula prática, a partir das demandas das comunidades, temas como caprinos, manejo de solo, recaatingamento, sistema agroflorestal, beneficiamento de alimentos, políticas públicas, uso e conservação de água, dentre outros assuntos foram trabalhados numa conversa com a equipe técnica do Irpaa e isto proporciona mais saberes e novas experiências".

O aluno do IFSERTÃO, campus Santa Maria da Boa Vista, Rafael Gonçalves, morador do Assentamento Catalunha, disse "que o dia de campo é muito válido e a partir dele novos horizontes se abrem em busca de uma agroecologia e modo de vida mais comprometida com o meio ambiente e o manejo do solo".

O Centro de Treinamento do Irpaa fica situado na localidade de Tourão, a 15 KM de Juazeiro. O site do IRPAA propõe que agroecologia se caracteriza pela produção de alimentos em harmonia com o ambiente natural, conservando a biodiversidade, diferentemente do modo mais comum de agricultura utilizada pelo agronegócio, que destrói o meio ambiente.

Na região Semiárida, a Agroecologia está presente através das práticas de Convivência com o Semiárido, que também traz como premissas a conservação do meio ambiente, Recaatingamento, produção apropriada, segurança alimentar e nutricional para as famílias, sistemas justos e sustentáveis de produção, distribuição, sustentabilidade e consumo de alimentos. 

RECAATINGAMENTO: No ano de 2022, o Projeto Recaatingamento completa 13 anos de execução em Comunidades Tradicionais de Fundo de Pasto do Território Sertão São Francisco. Ao longo desses anos, o projeto vem sendo avaliado positivamente pelas comunidades e entidades parceiras, chegando a receber o prêmio “BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais”.

O Recaatingamento é um projeto de preservação ambiental que busca contribuir para inverter a desertificação do bioma caatinga através do uso sustentável de seus recursos naturais. O projeto, desenvolvido em comunidades rurais de sete municípios baianos, desenvolve um conjunto de medidas de promoção do bem-estar da Caatinga e de sua população através de uma proposta pedagógica, integral e multidisciplinar que acredita que a melhor forma de viver e produzir no semiárido é através do que a Caatinga oferece.

O Recaatingamento, promovido pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada-IRPAA, envolve diretamente 140 famílias em atividades de preservação do meio ambiente. O projeto tem atuação direta nas comunidades de Angico, no município de Canudos, Melancia, em Casa Nova, São Mateus, em Curaçá, Fartura, em Sento Sé, Poço do Juá, em Sobradinho, Serra dos Campos Novos, em Uauá e Curral Novo, em Juazeiro.

Através de cursos e oficinas, cerca de 300 produtores rurais das comunidades Fundo de Pasto estão sendo capacitados como agentes ambientais. Cada comunidade envolvida no projeto está construindo de forma participativa um Plano de Manejo Ambiental Sustentável, com ele, pretende-se conservar a Caatinga, onde ela ainda está preservada e recuperar, onde ela já está fragilizada.

 Paralelamente aos Plano de Manejo Ambiental, também estão sendo construídos os Planos de Manejo do Rebanho. Ele ajudará a diminuir a ação herbívora dos animais na caatinga e evitará o super-pastoreio melhorando a qualidade da produção da ovino-caprino-cultura.

 Além de ações que visam a preservação direta do meio ambiente, o Recaatingamente promove capacitações para a Geração de Renda, agregando valor aos produtos oriundos das atividades agroextrativistas sustentáveis, como o beneficiamento das frutas silvestres umbu e maracujá do mato. Instalações como viveiros, cisternas e unidades de beneficiamento apoiarão as atividades.

O projeto também promoverá a Educação Ambiental Contextualizada através da assessoria à educação escolar das comunidades envolvidas. Recaatingamento, um projeto de preservação do meio ambiente em parceria com a comunidade.

  O Projeto RECAATINGAMENTO atua com 5 linhas de ação:

 1-Conservação da Caatinga

2-Recomposição da Caatinga

3-Educação Ambiental Contextualizada

4-Melhorias da Renda

5-Políticas Públicas

 


Nenhum comentário

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário